Link falso no Facebook infecta PC com mais de 160 ameaças

Uma série de eventos e grupos está sendo criada no Facebook com o intuito de espalhar pragas digitais para usuários brasileiros. A PSafe descobriu que grande parte deles […]

Uma série de eventos e grupos está sendo criada no Facebook com o intuito de espalhar pragas digitais para usuários brasileiros. A PSafe descobriu que grande parte deles promete revelar ao internauta quem acessou o seu perfil na rede social.

Apesar de a PSafe já ter alertado que este é um golpe, muitas pessoas continuam caindo na armadilha. Em apenas uma das páginas, mais de 28 mil pessoas foram convidadas, sendo que mais de 1,2 mil já tinham confirmado presença e outras 286 marcaram que talvez participariam.

O número é preocupante e, pensando na segurança digital dos usuários, a PSafe fez um teste em seu laboratório para verificar o que pode acontecer ao computador se o internauta agir conforme indicado nos grupos e eventos.

Utilizando um PC de teste, a PSafe acessou o link malicioso informado no grupo. Ao clicar na página, automaticamente aparecia a mensagem de site malicioso e, em seguida, a página de login falsa do Facebook era aberta, na tentativa de capturar os dados dos internautas. A página falsa tinha um endereço estranho, como mostra a imagem abaixo.

Ao fazer novamente o login e digitar a senha, os dados do internauta eram roubados pelos hackers, que infectavam o computador com trojans (cavalos de troia), backdoors, entre outras ameaças. Ao fazer a verificação completa, o PSafe Antivírus primeiramente encontrou 34 ameaças, mas, logo em seguida, o número aumentou para 163 arquivos infectados.

 

A PSafe alerta que não é possível saber quem acessou o seu perfil no Facebook. Além disso, as recomendações de segurança digital devem ser seguidas, especialmente as de não acessar sites que não conhece e de não clicar em links em que não confia.

Caso você tenha sido uma vítima deste golpe, a indicação é que você saia do grupo ou evento e agende uma verificação com o PSafe Antivírus.

 

 

Tags: