Malware rouba dados do Android disfarçado de WhatsApp e Uber

Infecção acontece a partir de SMS com link para download malicioso

Se você usa um Android, é bom ficar esperto: um vírus está se espalhando rapidamente por diversos países enquanto rouba dados importantes de usuários do sistema do Google. Ainda sem nome, o malware, “nascido” na Europa, é conhecido por se passar por apps populares como WhatsApp, Uber, Facebook e até Google Play para driblar a segurança dos usuários e roubar seus dados.

 

A infecção acontece assim: através de uma mensagem SMS com um link malicioso, o usuário é convidado a instalar um aplicativo qualquer. Então, ele estuda o que você tem no seu Android e, a partir daí, se aproveita dessa informação para mostrar uma tela de pedido de autorização com o visual de algum app com o qual você já esteja acostumado, como WhatsApp, Facebook e até Google Play.

 

Sem perceber que a tela é falsa, você libera o acesso a informações confidenciais que estão armazenadas no seu celular. Então, elas vão parar nas mãos dos criminosos, que podem fazer o que bem entenderem com isso.

Como evitar uma infecção desse tipo?

A melhor dica, neste caso, é não baixar nada que você não sabe de onde veio. Mesmo que receba um convite difícil de recusar, para baixar um app que parece muito interessante, veja bem para onde o link direciona você. Se possível, prefira baixá-lo diretamente de uma loja segura, como a Google Play Store.

Quando faz download de aplicativos a partir de lojas reconhecidamente seguras, você reduz em até três vezes as chances de infecção por vírus e malwares.

No entanto, a única forma de estar realmente protegido é contando com o apoio de um aplicativo antivírus, capaz de fazer varreduras e identificar um arquivo malicioso assim que ele for instalado no seu dispositivo. O DFNDR Security permite verificações imediatas e agendadas de vírus para garantir que o seu Android esteja livre de ameaças e é o único aplicativo de segurança com proteção em tempo real dentro do WhatsApp e Facebook Messenger.

 

BOTAO_PT_antivirus_01 (2)
 

Tags: