Manter o PC seguro vai além da escolha de um antivírus

Manter o computador protegido é muito mais do que ter um antivírus.

Ter instalado um bom antivírus, como o PSafe Total, pode evitar muita dor de cabeça como a infecção do computador ocasionado por arquivos maliciosos. No entanto, outras práticas complementares devem ser adotadas para a proteção de informações e dados pessoais. Conheça algumas delas.

Atualizações

Manter todos os softwares, do sistema operacional aos aplicativos instalados, sempre atualizados é uma das melhores formas de se prevenir. Na maioria das vezes, quando uma brecha de segurança é descoberta as empresas lançam updates de correção. Também evite baixar programas piratas. Comprando o software original você tem suporte da empresa e, muitas vezes, quando uma falha é descoberta o download da correção é feito automaticamente.

Cuidados com Wi-Fi

Configurar corretamente a rede wireless é muito importante. Para evitar invasões, escolha senhas complexas utilizando números, letras e caracteres especiais. Lembre-se de trocá-la periodicamente, a cada três ou cinco meses. Esqueça protocolos de segurança antigos como o WEP. Para manter o Wi-Fi protegido dê preferência à criptografia mais atual como WPA e WPA2.

Firewall

Mantenha o firewall do sistema ativo. Ele funciona como uma barreira extra contra invasores.

Cuidados com a nuvem

Nunca salve dados sensíveis, como informações de cartões de crédito ou fotos íntimas, em serviços de nuvem. Não são incomuns falhas de segurança e o vazamento de senhas. Apenas em 2014 tivemos dois casos envolvendo invasões em serviços de nuvem que tiveram grande repercussão: o vazamento de fotos íntimas de famosos e a divulgação de milhares de senhas do Dropbox.

Phishing

Evite clicar em links enviados por e-mail, ainda mais se forem de banco. Eles podem levar a páginas falsas na internet utilizadas para roubar informações ou espalhar vírus. Em 2014, um golpe de phishing por e-mail chamou atenção ao conseguir mexer com ações da bolsa americana. Com o navegador PSafe Internet você fica livre deste problema. Ele possui antiphishing nativo que bloqueia sites maliciosos.

Tags: