Marcador envia tuíte para lembrar livro inacabado

Veja como não abandonar a leitura do seu livro. Este marcador pode te ajudar!

Se você é daqueles que abandona um livro antes mesmo de terminar o primeiro capítulo vai se identificar com esta campanha da Penguin. Para alertar sobre este problema, a editora criou um marcador de página inteligente. O dispositivo envia um tuíte para o leitor, quando detecta que o livro está sem uso há mais de uma semana.

O marcador inteligente conta com um sensor de luz e um timer, que é ativado quando o livro é fechado. Após a obra passar um tempo sem ser utilizado, um nanocomputador com Wi-Fi integrado, instalado dentro do dispositivo, dispara o tuíte para o leitor. O conteúdo do texto enviado ao Twitter são trechos da obra do próprio livro onde o dispositivo está inserido.

A campanha, chamada de Tweet for a Read, teve como premissa uma pesquisa da Fundação Pró-Livro e do Ibope Inteligência. O estudo constatou que a hábito da leitura está perdendo espaço para outros tipos de entretenimento, impulsionado principalmente pela internet.

Um dos principais responsáveis por esse abandono precoce dos livros é justamente as redes sociais.  Gabriella Silveira, 24, faz parte do grupo que vez ou outra esquece um livro com leitura inacabada na prateleira. Para ela, além das redes sociais, há outro vilão. "Quando estou lendo perco a atenção muito fácil com as notificações do celular", relata.

E você, leitor do Blog da PSafe, o que mais te atrapalha na hora da leitura?