Conheça as melhores ferramentas de limpeza para seu MAC OSX

O MAC tem um ótimo desempenho mesmo com anos de uso, mas se ele apresentar lentidão, saiba nesse post quais são as ferramentas podem te ajudar.

Seu MAC é um computador potente, completamente capaz de ter um desempenho que satisfaz até o mais duro dos gênios da tecnologia. Entretanto, muitos usuários do MAC percebem que com o tempo o rendimento do seu equipamento começa a diminuir constantemente.

Se quiser que seu MAC OSX seja tão rápido quanto era quando o comprou, a continuação tem recomendações para utilizar algumas ferramentas de limpeza. Algumas destas ferramentas podem ser baixadas na internet, enquanto que outras já estão instaladas e são facilmente acessíveis em seu MAC:

Melhore o desempenho do seu MAC OSX

Itens de início de sessão

Uma das formas mais fáceis e eficientes para impulsionar o rendimento de seu MAC e especificamente o tempo que demora em iniciar, é modificar a configuração de elementos de início de sessão. Para fazer isto: ir a preferências do sistema > usuários e grupos > Itens de início de sessão. Aqui pode ver a lista de aplicativos que se inicializam cada vez que liga seu MAC. Desativar qualquer aplicativo onde a "classe" está marcada como "Desconhecido" permitirá acelerar seu MAC sem consequências.

OnyX

OnyX  é uma ferramenta gratuita de limpeza para o MAC que limpa través de uma variedade de métodos. Além de analisar a estrutura de arquivos de seu sistema e configuração das opções do Finder, Dock e Spotlight para a otimização da velocidade, OnyX elimina arquivos desnecessários (caches) de aplicativos da Apple. OSX faz um grande trabalho de limpeza, mas uma ferramenta como OnyX se assegura disso.

OmniDiskSweeper

Às vezes, o problema com um MAC lento é que há muitos arquivos obstruindo o disco rígido. OmniDiskSweeper  combate isso mostrando onde estão os arquivos em seu disco, permitindo organiza-los por tipo de arquivo ou tamanho, proporcionando a opção de eliminá-los ou movê-los. Uma ferramenta como esta é ideal para usar uma vez a cada vários meses, para ter certeza que seu MAC tem suficiente espaço no disco rígido para operar em plena capacidade.

Restaurar o Safari

Não é mesmo uma ferramenta, mas restaurar o Safari pode acelerar seu MAC bastante. Simplesmente indo a Safari > restaurar Safari, pode apagar histórico, esvaziar a memória cachê e tirar todas as imagens da vista prévia de páginas Web. Marque estes três e liberará espaço e melhorará o rendimento do seu MAC.

PSafe Total para Mac

A utilidade mais versátil do ramo, PSafe Total para MAC é uma ferramenta tudo em um para MAC: limpa arquivos desnecessários (como caches e logs), desinstala aplicativos desnecessários e proporciona um escudo Web que assegura que nenhum spyware tentará frear seu MAC. Com um design visual agradável, é também muito fácil de usar.

Ferramenta de Disco

A ferramenta de disco é uma potente ferramenta incluída nos Macs. Pode encontrá-la utilize o Finder para navegar até a pasta de aplicativos. Quando abrir a ferramenta de disco, observará várias opções. Ignore as opções para apagar o disco rígido ou reinstalar; se mantenha afastado desses.

Para limpar seu MAC mediante a utilidade de disco, selecione seu disco no menu da esquerda. Verifique se não há programas sendo executados em segundo plano enquanto faz isto. Continuando, verifique ter selecionado no painel superior 'Primeiros auxílios' e faça clique em “Arrumar permissões de disco”. Depois de vários minutos, a utilidade vai arrumar as permissões do disco, que ajudarão a acelerar consideravelmente seu MAC.

Muitos usuários do MAC optam exclusivamente por estratégias nativas – como modificar elementos de início de sessão, restaurar Safari e executar a ferramenta de disco – para limpar seu computador. De forma geral, isto é tudo o que um usuário do MAC realmente necessita para manter seu computador correndo limpamente, embora utilidades como OnyX, OmniDiskSweeper e PSafe Total para MAC também podem ajudar significativamente.