Veja qual o melhor tipo de senha para celular

Padrão, PIN, alfanumérica ou impressão digital: bateu a dúvida na hora de escolher qual o tipo de senha usar? Confira qual deles é o mais seguro!

Colocar senha no celular está entre as medidas de segurança mais básicas e essenciais para proteger seus dados, apontam os especialistas do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital. Mas nem todos os tipos de senha para celular oferecem o mesmo nível de proteção.

Dependendo do modelo do aparelho, são disponibilizados de 3 a 4 tipos de senha para bloquear a tela inicial e a escolha fica por conta do usuário. É aí que bate a dúvida: qual deles é o melhor para proteger o seu celular?

Tipo 1 – Padrão

Mais conhecida como a senha que você liga pontos para formar um desenho. Segundo Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab, esse é o tipo menos indicado. Além de ser fácil observar de longe o desenho que você faz para desbloquear a tela, dependendo do tipo de película usada no celular o movimento do dedo pode ficar marcado.

Leia também: Como colocar senha no WhatsApp e em outros aplicativos

Tipo 2 – PIN

O PIN nada mais é que uma senha exclusivamente formada por números, no mínimo 4. Diferente do tipo Padrão, o PIN é um pouco mais seguro já que você pode fazer diversas combinações numéricas para proteger seu celular.
Para quem prefere usar esse formato, a dica de Simoni é: evite utilizar sequências (0123), datas de nascimento ou casamento e números de telefone.

Tipo 3 – Alfanumérica

De acordo com Simoni, esse é o melhor tipo de senha para celular! O formato Alfanumérico permite que você combine letras minúsculas e maiúsculas, números, símbolos e sinais (!, +, @, #, $, & ?, *, entre outros). A recomendação do Diretor do dfndr lab é criar senhas longas, com pelo menos 8 caracteres. Exemplo: Ps4fe1*5BR.

Tipo 4 – Impressão digital

Esse tipo de senha também pode ser considerado um dos melhores, porém a opção de registrar – uma ou várias – impressões digitais não está disponível para todos os aparelhos.
Um fato curioso sobre esse formato é que, se você estiver dormindo ou alguém te pegar desprevenido, por exemplo, pode encostar um dos seus dedos no sensor e desbloquear a tela do seu celular em questões de segundos.

Dica dos especialistas

“Além de escolher o melhor tipo de senha para celular, invista em um antivírus completo para reforçar a segurança dos seus dados e dificultar o acesso de intrusos.”
O dfndr security, por exemplo, tem funções gratuitas e exclusivas que:
– permitem colocar senhas extras em qualquer aplicativo;
– mostram a localização do telefone em caso de perda ou roubo;
– disponibilizam um bloqueio de tela que tira foto de quem errar a sua senha.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: