Melhore seu PC deixando o navegador mais leve

Veja como resolver o problema de lentidão do seu PC

Quanto mais você usa seu computador, mais ele acumula arquivos. Alguns são úteis, outros nem tanto. O problema é que essa quantidade de plugins, extensões, arquivos temporários, histórico e outros detalhes prejudicam o desempenho da máquina, causando lentidão e, às vezes, até o travamento total, sendo preciso reiniciar o sistema.

Melhor navegador de internet

Para que isso não aconteça, vamos lhe dar algumas dicas de como manter seu computador o mais leve possível, eliminando tudo o que for inútil.

A primeira regra básica é pegar leve com a quantidade de janelas e abas que ficam abertas durante a navegação. Evite abrir dezenas delas, pois sua memória RAM será prejudicada com tanta informação para processar. Se você gostou de uma página e quer usá-la em algum momento mais tarde, salve-a nos favoritos, feche-a e retorne a ela depois.

Para adicionar uma página aos favoritos, em qualquer navegador, basta usar o atalho ‘CTRL + D’. Outra opção, se você não quiser salvar a página entre as favoritas, é consultar o histórico e voltar no link desejado.

Desative as barras de ferramentas e extensões

As barras de ferramentas (toolbars) podem ser um pesadelo pra sua navegação. Muitas vezes instalamos algumas delas sem querer, ao baixar um programa na internet, que nos brinda com essa ‘surpresa’. Além de mudar o visual da página, ele ainda deixa a navegação mais lenta. As extensões também deixam seu computador mais lento.

Para acabar de vez com esse problema, desabilite extensões e barras de ferramentas que você não deseja. No Google Chrome, vá em ‘Ferramentas’ e ‘Extensões’. Lá você verá a lista do que está instalado. Basta desmarcar a opção ‘Ativada’ para acabar com suas funções. Se quiser apagá-la de vez, clique na imagem da lixeira logo ao lado do botão que desativa.

No Internet Explorer, as extensões são gerenciadas na janela de complementos, junto com os demais add-ons. Já no Mozilla Firefox, você deve acessar o menu, depois ‘Complementos’, e clicar no menu à direita, sobre a opção ‘Extensões’.

Gerencie seus plug-ins

Você também pode eliminar aqueles plug-ins que em nada auxiliam. Conforme o computador vai sendo usado, ele acumula vários utilitários adicionais pra executar e interpretar certos formatos de arquivos. Por isso, na hora de deletá-los, preste atenção para não excluir aqueles que realmente fazem a diferença para você.

Para verificar os plug-ins instalados no Google Chrome, digite ‘about:plugins’ na barra de endereços. Você irá para uma tela onde verá todos que estão sendo usados. Basta clicar no link ‘Desativar’ para interromper seu trabalho.

Para realizar o mesmo trabalho no Firefox, vá ao menu ‘Firefox – Complementos – Plug-ins’. Ele também lhe dará as opções de exclusão.

No Internet Explorer, use o atalho ‘Alt + X’ ou vá ao menu ‘Ferramentas – Gerenciar complementos’. Escolha os que quer desativar.

Limpe seus dados de navegação

Seu histórico também acumula muitas informações. Por isso, é preciso limpá-lo constantemente. Mas, fique tranquilo. Essa é uma das operações mais simples e que você vai adotar como prática.

Para limpar o histórico do Google Chrome, vá em ‘Ferramentas – Limpar Dados de navegação’. Em seguida, marque aqueles que você deseja apagar. O recomendado é excluir, especialmente, o histórico de navegação e download, os cookies, imagens e arquivos armazenados em cache. Depois de marcá-los, clique em ‘Limpar dados de navegação’.

O histórico no Internet Explorer, por sua vez, pode ser acessado pelo menu de ‘Ferramentas’ (ALT + X). Lá, clique em ‘Opções’ e, na aba ‘Geral’, depois em ‘Excluir’ da seção ‘Histórico de navegação’. Escolha o que deseja apagar e clique em ‘Excluir’ novamente.

No Firefox, clique no menu ‘Firefox – Histórico – Limpar dados pessoais’. Na caixa de diálogo que será aberta, clique em ‘Detalhes’, escolha os itens a apagar, o período de limite e, por último, clique em ‘Limpar Agora’.

Um navegador que você nunca viu igual

O navegador PSafe Internet garante à sua navegação o melhor desempenho. Ele é totalmente gratuito e seguro, bloqueia pop-ups, salta anúncios do Youtube, impede invasões de phishing e elimina anúncios invasivos. Baseado no Chrome, mas funcionando muito melhor. Você ainda conta com o recurso janela flutuante, que permite manter um vídeo aberto em primeiro plano enquanto você navega na internet.

Só o PSafe Internet permite a navegação até duas vezes mais rápida, justamente com estas muitas funções indisponíveis para quem ainda usa Chrome ou IE.

Tags: