Conheça e ouça os 10 melhores podcasts do Brasil

Você sabe o que é um Podcast? São como programas de rádios hospedados e distribuídos via internet. Conheça os 10 melhores do Brasil!

O que é podcast?

Os podcasts são como programas de rádios hospedados e distribuídos via internet. Nele, os internautas podem interagir sugerindo assuntos e temas a serem abordados, nas redes sociais do podcast, que assim como os blogs, costumam contar com uma comunidade ativa.

Os podcasts podem ser assinados e baixados em computadores, ou aparelhos portáteis, com a possibilidade de serem acessados a qualquer momento, pondo fim ao sistema de grade de programação que muitas vezes restringe o consumo do conteúdo.

O ouvinte pode consumir o podcast diretamente no blog do mesmo ou fazer o download de um agregador ou app. Depois, basta buscar e cadastrar os podcastsdo seu interesse para que, assim, os arquivos sejam atualizados automaticamente pela ferramenta.

Preparamos uma lista dos podcasts mais populares do Brasil:

Nerdcast

O podcast mais famoso do país, faturou em 2007 o prêmio “The Best of Blog”, na categoria melhor podcast. Entre outros prêmios também levou para casa o iBest em 2008 de melhor podcast, numa eleição por votos dos usuários.

O podcast faz parte do Jovem Nerd um dos maiores blogs do Brasil. Os principais  temas abordados estão entretenimento, cinema, séries de televisão, ficção científica, quadrinhos, role-playing game e viagens. O programa é ancorado pela dupla Alexandre Ottoni (mais conhecido como Jovem Nerd) e Deive Pazos (ou “Azaghal”), considerados celebridades do mundo digital.

Cinema com rapadura

É um blog dedicado a cinema. Contém críticas de filmes e discussões. Seu podcast é o Rapaduracast, que aborda conteúdos sobre cinema e humor. Com integrantes em sua maioria do Ceará, o podcast não deixa de lado o humor para abordar os temas.

UltraGeek

O podcast faz parte do site Rede Geek que é “um hub de conteúdo geek”.  É voltado principalmente para pessoas  ligadas à tecnologia. Um dos blogs mais famosos do país com seus podcasts, que abordam principalmente o tema tecnologia. O podcast é dividido em duas atrações: O Ultrageek que aborda inúmeros assuntos sob a ótica geek e o Update que destaca as principais notícias da semana no mundo da tecnologia e cultura pop.

99 vidas

O podcast faz parte de um blog homônimo, voltado para os apaixonados por games. Entre as atrações está a possibilidade de o usuário compartilhar suas experiências com games clássicos, e ainda, lembrar e matar a saudade de sucessos do passado.

Omelete

O podcast faz parte do site Omelete e é um ponto de encontro de temas variados. Aborda assuntos relacionados a cultura, humor, entretenimento, games, quadrinhos e música. O site está no ar há 14 anos e cresce como uma grande rede de conteúdo especializado.

Braincast

É um podcast que aborda o marketing, comunicação, designer e outros mercados que trabalham com a criatividade. Oriundo do Brainstorm 9,o podcast se concentra a debater assuntos que agradam mais o profissional dessas áreas, sem deixar temas do cotidiano de lado, como a onda de protestos que o país vivenciou no último ano.

Matando Robôs Gigantes

É um podcast que faz parte da rede do blog Jovem Nerd. Faz uma mistura, muitas vezes em sátira, que envolve games, quadrinhos, literatura e cinema. O podcast ancorado pelos cariocas Affonso Solano, Diogo Braga e Roberto Duque Estrada sempre recebe convidados variados para complementar o debate.

Podcast Matando Robôs Gigantes

Papo de Gordo

É um site que reúne vários podcasts que tratam de maneira humorada assuntos que interessam, e muito, aos gordinhos, como: saúde e comportamento.

Papricast

Oriundo do blog Páprica, o podcast trata de temas de cultura geral, dicas de TV, compras, livros, entre outros. Já o blog, aborda, além do conteúdo do podcast, games, séries e HQs. O Paricast é dividido em duas atrações: Uma tem o formato de revista eletrônica e às sextas, vai ao ar o Papricast News, com as estreias da semana e as notícias da cultura pop.

Radiofobia

É um podcast com conteúdo focado em humor. A cada episódio, a pauta muda. O programa recebe muitos humoristas, radialistas e convidados de outros podcasts.

Tags: