GE cria protótipo de micro-ondas que é capaz de contar calorias

A equipe de pesquisadores da GE está investindo na construção de um micro-ondas que terá a capacidade de contar as calorias da sua refeição.

A equipe de pesquisadores da General Electric (GE) está investindo na construção de um aparelho de micro-ondas que teria a capacidade de contar as calorias de uma refeição.

A máquina se aproveita do fato de que as micro-ondas penetram gordura e água de forma diferente. O resultado é um dispositivo que pode estimar o número de calorias de uma refeição, usando apenas três medições derivadas da aplicação de uma dose de energia de micro-ondas: gordura, água e peso. O restante da informação calórica é extraído dessas métricas.

De acordo com a GE, o nível de precisão do novo método, que consegue detectar as quantidades de gordura e água dos alimentos, tem margem de erro de até 10% dos métodos tradicionais. Já foram realizados mais de 40 experimentos, todos com alimentos misturados. A equipe de pesquisadores espera incluir comidas sólidas nos próximos testes.

Micro-ondas da GE conta calorias e vai te ajudar a manter a dieta

A etapa seguinte da pesquisa será criar um sistema mais fácil para os consumidores usarem. Em uma das versões pensadas, uma cúpula de vidro cobre um prato de comida e, então, com apenas o toque em um botão, seria possível descobrir quantas calorias a pessoa está prestes a ingerir.

A tecnologia que mede as calorias utiliza pouca potência e poderá ser incluída em diversos outros aparelhos de cozinha, o que tornará a medição mais fácil e rápida. De acordo com Matt Webster, cientista responsável pela ideia, a expectativa é incorporar a tecnologia em fornos de micro-ondas convencionais, de tal forma que a leitura seja enviada diretamente para o smartphone do usuário.