Microsoft descobre vulnerabilidades e prepara nova correção

Devem ser oito alterações, o maior pacote de mudanças deste ano, e, mesmo com metade dos boletins afetando o sistema operacional XP.

Identificadas novas ameaças para usuários do Windows

Provavelmente amanhã, a gigante de tecnologia irá lançar novas revisões para o seu sistema operacional para corrigir vulnerabilidades do software. Devem ser oito alterações, o maior pacote de mudanças deste ano, e, mesmo com metade dos boletins afetando o sistema operacional XP, sendo duas falhas críticas – SharePoint Sever e Internet Explorer (IE), seus usuários deverão ficar de fora da lista de resolução, já que o fim do suporte técnico para o Windows XP data do último 8 de abril.

Os usuários do XP ainda representavam em abril 26% tráfego web de todo o mundo, segundo dados de pesquisa realizada pela empresa Net Applications, e, agora, estas pessoas estarão mais vulneráveis a se tornar vítimas de hackers, que poderão comprometer a saúde de computadores sem atualização dos patches de códigos do sistema operacional Windows.

Como atuam os hackers no Windows XP?

Fazendo a engenharia reversa. Os hackers irão avaliar as alterações promovidas para corrigir falhas do Windows Vista, 7, 8 e 8.1 e identifica-las no Windows XP para promover ataques a quem ainda usa o sistema operacional. Espera-se um aumento de ciberataques a estes equipamentos.

O fim do suporte ao Windows XP preocupa especialistas, que emitem o alerta: os hackers ainda estão de olho nas vulnerabilidades do seu navegador web, como as versões 6, 7 e 8 do Internet Explorer, navegador web mais popular no Windows XP, para terem acesso a seus computadores domésticos.

Os usuários que, por algum motivo, não podem atualizar o sistema operacional de seus equipamentos, podem contar com a proteção do PSafe Total, que seguirá oferecendo suporte gratuito para quem utiliza o Windows XP. Para melhorar a defesa de seus equipamentos eletrônicos contra ataques online, você pode evitar o IE e escolher o PSafe Internet como seu navegador padrão, ele oferece proteção a URL’s maliciosas e sistema anti-phishing, além de bloquear anúncios publicitários que atrapalham sua experiência virtual e garantir segurança a compras e transações online.

Especula-se que os usuários XP terão a opção de pagar para comprar da Microsoft as atualizações de segurança do sistema.

Windows Update 8.1

A última correção foi anunciada há quase um mês, e quem tem a atualização automática ativada no software, vem recebendo emendas do Windows 8.1 ao longo dos últimos dias. Quem tem o Windows 8.1 deverá modifica-lo para Windows 8.1 Update. Caso tenha algum problema na instalação, consulte texto em inglês aqui (você pode usar um programa de tradução ou verificar se seu navegador oferece a opção de outro idioma). A Microsoft resolveu estender o prazo para quem não tem atualização automática promover as mudanças até o dia 10 de junho de 2014. Depois desta data, quem não solicitar as correções, não as receberá mais, mas continuarão contando com a ajuda de pessoal especializado nos fóruns da comunidade do Windows para resolução de problemas.

Tags: