Mídias removíveis infectam 30% dos computadores

Uma das maneiras de infectar o computador com vírus e ameaças é através das chamadas mídias removíveis, ou seja, pen drives, smartphones, cartões de memória, etc. No entanto, […]

Uma das maneiras de infectar o computador com vírus e ameaças é através das chamadas mídias removíveis, ou seja, pen drives, smartphones, cartões de memória, etc.

No entanto, um estudo feito recentemente identificou que 30% dos PCs são infectados desta forma. Diante deste número, é importante saber como limpar a mídia removível e como se proteger das pragas virtuais.

Infecção

Um computador com vírus pode infectar um pen drive, cartão de memória ou celular, mas um destes dispositivos que contenha vírus também pode infectar o PC com pragas digitais. E toda vez que você inserir a mídia removível sem ter certeza de que ela está livre de ameaças, coloca o seu computador e a sua segurança digital em risco.

Na verdade, o processo de infecção vira uma verdadeira bola de neve, em que mais e mais computadores e dispositivos são infectados. O fato de se compartilharem cartões de memória, pen drives e drives USB em vários computadores também aumenta a possibilidade de infecção.

Quando a mídia removível com vírus é inserida no computador, a ameaça infecta o computador automaticamente e também pode roubar dados pessoais que estejam arquivados no PC.

Como se proteger

Para manter o seu PC e mídias removíveis longe de pragas virtuais, o melhor é ter uma postura de segurança digital, como a PSafe sempre indica. Por isso, nunca faça a execução automática do dispositivo. Deixe a mídia removível configurada para que seja perguntado se você quer que execute. Assim, poderá verificar se há algum vírus no dispositivo.

O antivírus PSafe Antivirus faz esse trabalho e sempre pergunta para o usuário se ele quer verificar a mídia. Quando faz a varredura, o antivírus PSafe Antivirus elimina automaticamente todos os vírus que estão presentes no dispositivo, mantendo o PC seguro.

Manter o seu sistema operacional atualizado é outra dica importante, porque isso deixa o computador menos vulnerável. O PSafe Turbo, além de otimizar o seu PC, ainda vai identificar se está disponível alguma nova atualização do sistema operacional.

Evite copiar muitos arquivos executáveis, ou seja, que possuem a extensão “.exe”. Os arquivos executáveis podem conter vírus e infectar o PC rapidamente.

Por fim, evite usar pen drives. Com a tecnologia em nuvem, você pode jogar todos os seus arquivos na nuvem e não se preocupar com vírus e ameaças. Além disso, você pode acessar os seus arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Quer uma dica de backup online? PSafe LockBox. É só fazer o seu plano gratuito ou pago e você terá um PC ainda mais longe de ameaças.

Tags: