Computador lento: Será que é hora de trocar ou tem salvação?

Quando o computador fica lento, sempre nos fazemos a mesma pergunta: será que é a hora de mudar de computador ou só é preciso verificar o desempenho?

Numa corrida entre um idoso e um jovem, quem você acha que venceria? Assim como os corpos se deterioram ao longo do tempo, os computadores mais antigos experimentam desgaste. Mesmo aqueles nas melhores condições eventualmente irão diminuir sua velocidade. "Um em cada três laptops e computadores chegam ao quarto ano" de acordo com um relatório de 2011, e até mesmo aqueles que não quebram serão visivelmente mais lentos do que eram originalmente.

Quando é a hora certa para mudar esse computador velho e lento? O problema pode vir do hardware, da memória ou até mesmo de um vírus, descobrir o que fazer, sempre será uma dor de cabeça extra.

Aqui estão alguns passos que você pode tomar para ajudá-lo a decidir se o seu computador está pronto para a aposentadoria, ou simplesmente tem um problema fácil de reparar. Se você tem PSafe Total para PC/Mac, o programa automaticamente lhe mostra como melhorar a velocidade de seu computador e permite que você saiba se há arquivos suspeitos, então, execute uma verificação e pule as etapas 2 a 4:

1 – Desfragmente os arquivos. Aqueles com sistemas operacionais Mac ou Windows 8 podem pular esta etapa.

2 – Computadores podem ficar lentos quando executados com pouca memória, por isso remova programas e arquivos desnecessários. Exclua arquivos temporários e lembre-se de esvaziar a lixeira. Mova seus arquivos antigos para um disco rígido externo, ou utilize um serviço de armazenamento na nuvem.

3 – Verifique os programas que iniciam automaticamente quando você liga o computador e desative aqueles que não precisa. Se nos passos 2 e 3 você encontra programas que foram recentemente instalados sem seu conhecimento, seu computador pode ter sido infectado com malware.

4 – Execute uma verificação de vírus para verificar potenciais vírus que estão retardando o seu computador. Verifique se há atualizações de antivírus. Em 2013, mais de 100.000 vírus e malware foram criados por dia. PSafe Total  inclui o antivírus PSafe, que constantemente protege seu computador contra esses ataques, então você não precisa verificar se há atualizações.

 

 

Tags: