Saiba como Network Coding pode aumentar a velocidade da sua internet

Network Coding é uma nova tecnologia que promete turbinar a velocidade da sua conexão em até 10 vezes. Saiba como isso acontece.

Tecnologia pode aumentar velocidade da internet até 10x

Desde seus primeiros passos, a internet utiliza o protocolo de transmissão de dados TCP/IP. Mas isso pode mudar. Cientistas das universidades de Aalborg, MIT e Caltech criaram uma tecnologia chamada “network coding”, que, além de entregar internet com velocidade 10 vezes superior, faz a criptografia dos dados, aumentando a segurança da conexão.

A “network coding” seria capaz de redirecionar e recodificar os pacotes de dados, evitando que, no meio do caminho, eles sejam interceptados. Os nós* também podem receber os pacotes em qualquer ordem, o que não é possível no protocolo atual mais utilizado. A tecnologia deverá desempenhar um papel importante na implantação da rede 5G em dispositivos móveis.

“Em experimentos com nossa codificação de rede de tráfego de internet, fabricantes de equipamentos experimentaram velocidades que são de cinco a 10 vezes mais rápidas do que as habituais”, afirmou o professor Frank Aalborg Fitzek, se referindo ao estudo recente em que um vídeo de quatro minutos foi transferido cinco vezes mais depressa e sem interrupções, usando a “network coding”.

“E esta tecnologia pode ser usada na comunicação por satélite, móvel ou na normal a partir de computadores. Eu acho que a tecnologia será integrada na maioria dos produtos, porque possui algumas funções importantes e necessárias”, disse o otimista Fitzek.

* Um nó de rede pode ser um equipamento de circuito de terminação de dados (DCE), como um modem, hub, ponte ou switch, ou um equipamento terminal de dados (DTE), como um aparelho de telefone digital, uma impressora ou um computador host, por exemplo, um roteador, uma estação de trabalho ou um servidor.