Acabou a bateria? Conheça formas alternativas de carregar seu celular

Atualmente, é bem comum que sua bateria acabe durante o dia, mas o que fazer quando se está sem carregador?

Com certeza, já aconteceu isso com todo mundo: você está longe de casa, sem um carregador, e o nível de bateria de seu telefone está chegando a 0%. Conferir se nossos celulares estão totalmente carregados é uma obrigação, claro, mas há várias outras responsabilidades mais importantes durante o dia – assim fica fácil se esquecer de vez em quando de recarregar a bateria.

Felizmente, há várias formas alternativas de carregar a bateria do seu telefone celular. Os avanços recentes, sem dúvidas, estão cumprindo uma demanda, já que as pessoas utilizam seus celulares mais que nunca. Segundo uma projeção de eMarketer, os usuários de smartphones em todo o mundo vão chegar a 1,75 bilhão em 2014. Também predizem que, até 2017, a penetração do telefone celular no mercado aumentará de 61,1% a 64,9%.

Claramente, o uso de smartphones não diminuirá em um futuro próximo, mas as formas de carregar a bateria, sem dúvidas, vão mudar para melhor, lideradas por avanços como:

Utilização da Luz da Lua

Como carregar seu celular com a luz da lua?

Durante os últimos três anos, o arquiteto alemão André Broesse trabalhou para compilar facilmente a energia solar, mediante seu dispositivo Rawlemon Solar, que já duplicou seu financiamento no IndieGoGo. Este objeto de forma esférica pode, inclusive, recolher a energia solar em um dia nublado ou durante a noite, utilizando a luz da lua, que é tecnicamente a luz solar refletida na lua.  Algum dia, esta tecnologia poderá fazer os telefones funcionarem com energia solar, sem ter a necessidade de estarem conectados.

Uso da Energia Biomecânica

Energia biomecânica significa o tipo de energia que é produzida pelos movimentos de nossos corpos, como a energia gerada por uma pessoa caminhando ou puxando continuamente uma alavanca. As ferramentas da energia biomecânica já estão disponíveis, permitindo que as pessoas utilizem uma bateria de emergência acoplada a uma manivela. Esta tecnologia já foi utilizada por militares para reduzir o peso das baterias convencionais, levadas pelos soldados. Já que o exército está aprovando completamente a tecnologia, não será uma surpresa ver fabricantes de telefones celulares utilizando esse tipo de tecnologia também.

A termoeletricidade

Nosso próprio calor corporal pode ser a próxima fonte de energia para nossos celulares. A termoeletricidade é produzida quando os elétrons fogem do calor para o frio, criando, assim, uma corrente. Esta corrente gera uma carga ao cruzar de um metal para outro. Isto significa que as fontes de temperatura – nossos corpos e, inclusive, bebidas quentes ou frias – podem ser uma fonte de eletricidade.

Embora ainda não seja suficientemente rápido, nem suficientemente eficiente para carregar o telefone celular, algumas empresas já exploraram essa possibilidade, como a Orange e suas botas Power Wellies, que podem proporcionar uma hora de duração de bateria por cada 12 horas caminhando.

O arroz como fonte de energia

Estudos recentes sugeriram que as cascas do arroz podem ser a fonte de silício condizente para o abastecimento dos ânodos de bateria. Yi Cui, cientista da Universidade de Stanford, parece entusiasmada com essa perspectiva: "é uma fonte tão incrível de silício. Se você pode converter dióxido de silício em silício, isso oferece um montão de nano estrutura de silício a baixo custo". Estudos sobre o que o arroz e o silício proporcionam estão em suas primeiras etapas, mas as cascas do arroz podem ser, no futuro, um método de carga de bateria eficiente e barato.

Casca de arroz pode ser usada para carregar celular no futuro

Assim, embora carregar a bateria do telefone possa parecer um problema agora, haverá várias opções no futuro para fazer dessa obrigação algo mais barato e mais fácil. Até então, a única opção é utilizar a fonte de corrente convencional para carregar celulares e aguardar o futuro chegar.

 

 

Tags: