Promessa de internet veloz no celular

Conheça o nova tecnologia que está sendo testada para duplicar a velocidade da sua internet.

Melhorar a transmissão de dados tem sido o trabalho de milhões de engenheiros ao redor do mundo. Apesar de já alcançarmos velocidades surpreendentes com o 4G, daqui a alguns anos esta tecnologia já estará ultrapassada.

Pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, desenvolveram um componente capaz de duplicar a eficiência de redes wireless, inclusive redes de telefonia móvel.

Veja também: Como bloquear o consumo de 3G/4G por apps em segundo plano

Os cientistas criaram um circulador – dispositivo que emite sinais de rádio presente em gadgets e sistemas Wi-Fi – que não necessita de ímãs ou materiais magnéticos para funcionar. Com isso, além de ser menor, mais leve e mais barato, ele pode melhorar consideravelmente a transmissão de informações.

Em testes realizados, o novo circulador conseguiu dobrar a velocidade de transferência de dados. Além disso, ele fez com que os dispositivos ficassem “full-duplex”, ou seja, enviou dados com a mesma velocidade que recebe.

Outra vantagem é em relação ao design. Por ter apenas dois centímetros, 75 vezes menor do que os circuladores tradicionais, ele pode ser melhor adaptado em qualquer placa de circuito. De acordo com os pesquisadores, o tamanho pode ser ainda mais reduzido, chegando a apenas poucos micrometros.

O novo circulador também pode diminuir o congestionamento de tráfego em redes de internet sobrecarregadas, melhorando a cobertura em situações extremas, como em shows ou eventos que aglomeram muitas pessoas.

No entanto, até chegar aos smartphones, tablets e antenas de transmissão, a nova tecnologia ainda deve demorar um pouco, já que mais testes precisam ser realizados.

Tags: