Novidades da Google Play Services 8.1

O que muda para os desenvolvedores de apps com os novos recursos da Google Play Services.

A Google Play Services para desenvolvedores já está atualizada. A versão 8.1 está no ar para permitir as mudanças que serão vistas no novo Android 6.0 Marshmallow. A maior novidade é o modelo de permissões. Agora, o usuário pode aceitar e recusar itens específicos listados pelos desenvolvedores.

Entre as novidades estão: sistema de permissões, convite para apps, modo ambiente para Google Maps e API de estatística para jogadores. Veja o vídeo do Google:

Sistema de permissões

Maior controle nas mãos dos usuários a partir do Android 6.0 Marshmallow. Daqui em diante, ao baixar um aplicativo, o usuário poderá escolher da lista de permissões o que aceita e o que não aceita, desde que a permissão não seja essencial para o bom funcionamento do app.

Convite para apps

A partir de agora os usuários de apps poderão enviar um SMS ou um e-mail para os seus contatos do Google e convidar os amigos a conhecerem o aplicativo que está usando. Os desenvolvedores poderão personalizar a mensagem e aplicar uma imagem para aumentar a sua abertura. Assim, é esperado um aumento na base de usuários de aplicativos que estejam fazendo a cabeça dos seus clientes.

Modo ambiente para Google Maps

Quando não utilizado ativamente, o Google Maps não consumirá muita bateria do seu smartphone. O modo ambiente mantém o serviço disponível, mas acende menos pixels, ajudando na economia de energia e bateria.

Estatística de jogos

A função permite personalizar a experiência de jogadores no Android. A nova API permitirá ambientes melhores, jogos mais inteligentes e maior engajamento com o usuário por personalização do relacionamento com o gamer.

Tags: