rp_virus-android_2014-06-09.jpg

Novo malware afeta sistema operacional Android. Conheça.

SimpleShocker é o novo malware para Android que foi detectado recentemente. Ele criptografa fotos e vídeos do usuário. Saiba mais nesse post.

Um novo tipo de malware para Android foi detectado hoje. O vírus afeta o usuário criptografando fotos, vídeos e documentos mantendo o aparelho como refém e exigindo resgate do mesmo. O trojan chamado de SimpleShocker está travando celulares no mundo inteiro e causando prejuízos, no entanto, o maior número de ataques detectados ocorreu na Europa Oriental.

No ataque, o hacker está pedindo o equivalente a US$ 21 (cerca de R$ 47) para desbloquear o dispositivo e conceder o acesso ao seu dono. Depois de realizada a transação, o mesmo promete “devolver” o aparelho em até 24 horas.

Para dar mais legitimidade ao ataque, o hacker informa que o telefone foi bloqueado por conta de alguma conduta ilegal, como o download de apps piratas. O número de ataques do tipo só vem aumentando no mundo e alertam sobre a importância de manter ter um bom antivírus no celular.