Novo vírus: Polícia Federal alerta para golpe

Um novo golpe virtual utilizando uma mensagem falsa da Polícia Federal (PF) está sendo aplicado por hackers. A detecção do trojan, ameaça comumente conhecida como cavalo de troia, […]

Um novo golpe virtual utilizando uma mensagem falsa da Polícia Federal (PF) está sendo aplicado por hackers. A detecção do trojan, ameaça comumente conhecida como cavalo de troia, foi feita há poucos dias por empresas voltadas à segurança na internet.

A Polícia Federal também emitiu um comunicado em seu site alertando os usuários para não clicarem no link malicioso e encaminharem a mensagem para o órgão.

Como funciona

O otimizador de PCs PSafe Turbo já verifica itens do seu navegador que podem ser alterados para melhorar o funcionamento do seu PC. Porém você pode verificar outras questões e ser você mesmo o “acelerador Chrome” do seu computador. 

Por exemplo, o Chrome oferece algumas possibilidades para melhorar a navegação na internet. Uma delas é fazer a pré-renderização dos sites, fazendo com que os próximos sites acessados sejam abertos mais facilmente.

Para pré-renderizar, é só acessar o menu Configurações e clicar em Mostrar Configurações Avançadas. Depois, em Privacidade, deixe assinalada a alternativa Prever Ações da Rede. 

Como se proteger

A PSafe sempre indica que o usuário nunca clique em um link que não confia. A dica continua valendo para este caso e é preciso lembrar que nenhum órgão federal, como a Polícia Federal, vai enviar um e-mail ou enviar uma mensagem para a tela do usuário. Por isso, sempre desconfie se algo deste gênero aparecer. Se quiser tirar a dúvida, entre em contato com a instituição do governo.

Especificamente para este golpe, a Polícia Federal indica que os internautas não cliquem sobre o link e que qualquer mensagem recebida em nome do órgão seja encaminhada para o e-mail crime.internet@dpf.gov.br. Além disso, o usuário deve apagar a mensagem em seguida.

A única exceção quanto ao uso do e-mail pela Polícia Federal acontece nos casos em que o cidadão faz uma denúncia diretamente do site da PF. A resposta, neste caso, vem por e-mail. Mas novamente é importante ressaltar que qualquer dúvida deve ser sanada diretamente com a polícia.

Tags: