rp_phishing_2014-04-16.jpg

Saiba o que é o phishing e como se proteger da ameaça

O phishing é uma ameaça que pode chegar via e-mail ou mensagem e, normalmente, tira proveito de seus dados pessoais. Saiba como se proteger.

Afinal, o que é phishing? Muitas pessoas não entendem o que isso significa no contexto de segurança na Internet. Phishing é quando um criminoso da Internet convence você a:

a) divulgar suas informações financeiras;

b) instalar um software malicioso;

Muitas vezes, o hacker envia uma mensagem dizendo ser um representante de uma empresa que você poderia conhecer e confiar. Phishing é uma das maneiras mais comuns de os criminosos obterem acesso às suas informações pessoais. A boa notícia: é fácil se proteger se você souber o que procurar e quais medidas tomar.

Como detectar o Phishing

Quando você receber um "e-mail de phishing", ou seja, o tipo de mensagem que você recebe do que pode parecer uma instituição legítima, há alguns elementos-chave que lhe permitirão saber se ele é ou não é uma farsa. Muitas vezes é um pedido para enviar informações financeiras ou clicar em um link e você pode detectar erros de ortografia ou gramática. Uma empresa legítima faria uma revisão ortográfica no e-mail antes de enviá-lo a todos os seus clientes.

Tipos de Phishing:

Você também perceberá ameaças no e-mail, por exemplo: "Se você não responder em 48 horas, será cancelado o acesso a sua conta bancária".

Se você passar o ponteiro do mouse sobre os links no e-mail (mas sem clicar!), o endereço do hiperlink real não corresponde ao texto do link que foi enviado a você. Muitas vezes é um amontoado de números enigmáticos.

Muitos desses e-mails e janelas de anúncios também terão gráficos que são muito semelhantes aos da empresa que estão imitando. No entanto, se olhar com cuidado, você pode achar que algo está "estranho" neles. A fonte um pouco diferente, um tom mais escuro de azul, vermelho etc.

Como se proteger de Phishing

Se não tiver certeza se o e-mail que você recebeu é realmente de uma instituição financeira que você confia (por exemplo, o seu banco ou empresa de cartão de crédito), basta ligar para eles. Eles geralmente têm a sua informação! Eles não a estariam pedindo novamente. Mas não ligue para o número informado no e-mail, claro, você pode encontrar o telefone de contato no contrato, talão de cheque ou verso do seu cartão do banco e de crédito.

Você pode denunciar estas mensagens suspeitas através do seu servidor de e-mail. Geralmente, há uma maneira de marcar o e-mail como "spam" e enviar um relatório automaticamente da sua conta de e-mail. Isso irá ajudar a diminuir a propagação da fraude.

É muito importante ter um software antivírus atualizado, no caso de alguém usar o dispositivo e não conseguir detectar um desses sinais de phishing. Uma boa dica é também usar um navegador seguro. Substituindo o Chrome, IE ou Firefox pelo PSafe Web, você integra proteção contra phishing e bloqueio de anúncios para navegação mais segura na Internet. Ele bloqueia, inclusive, anúncios de abertura de vídeos do Youtube e propagandas laterais do Facebook. É um escudo útil que lhe permite trabalhar no seu dispositivo de forma eficiente e sem precisar se preocupar com as incertezas que se escondem na Internet. E, nos dias de hoje, é sempre bom ter uma coisa a menos para se preocupar.