O Popcorn Time voltou, mas por quanto tempo?

Acusado de pirataria, o Popcorn Time havia saído do ar. Serviço voltou, mas segue enfrentando a resistência da indústria.

O polêmico Popcorn Time, programa de streaming gratuito de filmes e séries que vem causando rebuliço entre produtoras de TV e cinema, está de voltaO serviço havia sido interrompido depois que dois de seus desenvolvedores foram presos por autoridades holandesas sob a acusação de pirataria.

Segundo os responsáveis que tentam dar continuidade a ele, novas medidas serão tomadas para que o serviço siga sendo oferecido sem novas interrupções. Para isso, vão manter anônimos os nomes dos desenvolvedores envolvidos nesta nova fase.

Por que pirataria?

O Popcorn Time serve como um intermediário entre quem hospeda torrents e seus espectadores — e usa esse argumento para tentar escapar das responsabilidades.

Na prática, no entanto, o serviço acaba sendo mais uma ponte que possibilita a distribuição não autorizada de obras visuais protegidas por direitos que nunca serão pagos às produtoras e aos profissionais envolvidos na sua criação.

Alternativas possíveis

É inegável: o Popcorn Time cativou os seus usuários. Entre os principais motivos estão a facilidade de uso, a solidez da experiência que têm ao usar o programa e, principalmente, o imenso catálogo de obras disponíveis.

Isso só é possível, claro, porque o serviço burla o sistema ao mesmo tempo que bate de frente exatamente com o fator que mais irrita assinantes de serviços legais como Netflix e TVs a cabo: a limitação do catálogo, imposto ao que os acordos com produtoras e emissoras distintas pode oferecer.

Como dissemos antes, iniciativas assim são tentadoras, mas devem ser encaradas por usuários e pela indústria como um ponto de reflexão. Afinal de contas, se há alternativas que conseguem derrubar sozinhas as fronteiras dos grandes conglomerados do entretenimento, por que o mercado ainda não respondeu à altura com práticas mais inclusivas?

E aí, quanto tempo o Popcorn Time ainda resiste até a próxima investida da indústria?