codigo de dados html criptografia

O que é criptografia?

Entenda como funciona a criptografia de dados, e porque o uso da criptografia é o método de segurança digital mais utilizado atualmente.

Você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre “criptografia de dados”, mas você sabe o que é criptografia? Este método de proteção da privacidade é considerado um dos mais confiáveis por instituições bancárias e outras grandes empresas, e tem sido utilizado até mesmo em comunicadores instantâneos, como o WhatsApp e o Messenger. Entenda agora como funciona a criptografia e como ela atua na proteção de seus dados pessoais.

Leia mais: O que é armazenamento em nuvem?

O que é criptografia e como ela funciona?
Criptografia de dados é um sistema de algoritmos matemáticos criado para cifrar a escrita e proteger dados digitais, de forma que só o remetente e o destinatário de um conteúdo possam decifrá-lo. A criptografia têm como base a codificação dos dados, tornando as mensagens ininteligíveis para aqueles que não têm acesso às convenções combinadas.

O Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital, Emilio Simoni, explica que existem diferentes tipos de criptografia: “os mais utilizados atualmente são a criptografia simétrica, que utiliza a mesma chave para codificar, e a criptografia assimétrica, que utiliza uma chave para codificar e uma diferente para decodificar. Ambos asseguram a comunicação e armazenagem de dados”.

Exemplos de criptografia aplicados no cotidiano
Quando você acessa o Facebook ou o Google, todas as transmissões de páginas são criptografadas, porque estas páginas usam o protocolo “HTTPS”. Esta mesma segurança é aplicada quando você acessa seu banco online, para garantir a privacidade de seus dados e a segurança de seu dinheiro. Você também está protegido quando acessa seu WhatsApp ou Facebook Messenger, que criptografam as mensagens enviadas de ponta a ponta, ou seja, garantindo sigilo da mensagem do destinatário até o remetente.

Simoni alerta que até mesmo seu aparelho celular, seja ele um Android ou iPhone, é criptografado: “Neste caso, a criptografia é usada para que pessoas mal intencionadas não façam cópias ilegais do seu aparelho, evitando a pirataria”. A criptografia antipirataria também está presente em outros itens do dia a dia, como por exemplo os Blu-Rays e DVDs.

Leia também: Entenda o que é criptomoeda e saiba como usar

Como posso usar criptografia de dados nos meus arquivos?
Toda vez que você quiser manter uma informação em sigilo, lembre-se que a criptografia de dados é sua aliada. Simoni explica que existem aplicativos disponíveis para manter fotos, vídeos e documentos protegidos contra intrusos. O dfndr vault, aplicativo de privacidade para Android e iOS, funciona como um cofre onde você pode guardar arquivos de forma criptografada e com acesso protegido por senha. Dessa forma, elas ficam escondidos em um local em que apenas o dono do celular tem acesso. Toque aqui para instalar gratuitamente.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: