Celular disposto sobre uma mesa com um código de barras na tela e a nomeação "IMEI" no cabeçalho

Você sabe o que é IMEI?

Entenda o que é IMEI e veja como descobrir a numeração do seu celular

Você provavelmente já ouviu esta palavra em algum lugar, mas sabe o que é IMEI? Essa pequena sigla significa “Identificação Internacional de Equipamento Móvel” e ao contrário do que muitos pensam, não é só mais um item simples que aparece nas especificações dos celulares.

Trata-se de um código de identificação dos celulares, um padrão presente em todos os aparelhos produzidos no Brasil. O código constituído somente de números age como uma ”impressão digital” única, e é aplicado em qualquer celular que se conecte a rede de telefonia móvel.

O padrão foi necessário após a adoção da tecnologia GSM nos aparelhos. Tal tecnologia permitiu o armazenamento de informações em chips GSM, o aumento de linhas com a explosão dos pré-pagos e a portabilidade entre operadoras.

Afinal, o que é IMEI?

De acordo com as definições da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o IMEI é um código numérico único e global, que identifica celulares internacionalmente.

Esse código é formado por quatro grupos de números (000000-00-000000-0) e equivale, por exemplo, ao número de chassis de um carro. Isso significa que não existem IMEIs iguais, eles são exclusivos para cada aparelho de celular.

Leia também: Como atualizar o Android com segurança

Para que serve o IMEI?

O número de IMEI serve como uma espécie de código de identificação de regularidade do aparelho, que pode evitar futuros roubos.

Em caso de perda ou roubo do celular, ao informar o IMEI no Boletim de Ocorrência (BO) é possível solicitar junto a operadora o bloqueio definitivo do aparelho.

Diferente do bloqueio de chip, no qual você apenas cancela o seu número, o bloqueio do aparelho faz com que ele perca suas principais funcionalidades: fazer e receber ligações, trocar mensagens, acessar a internet e redes sociais, entre outras coisas.

Sendo assim, ter a informação sobre o seu IMEI é muito importante para bloquear o aparelho e não permitir mais a conexão com a internet e o recebimento de ligações, por exemplo. Você pode literalmente inutilizar, por meio de um aplicativo ou com sua operadora, o smartphone depois de um furto. Consequentemente, você impede que o seu celular seja comercializado no mercado ilegal.

Além disso, caso você compre um celular de segunda mão, é possível usar o IMEI para verificar a regularidade do aparelho.

Como? Basta comparar o IMEI que vem na caixa do aparelho ou sob a bateria com o IMEI gerado quando você liga para o número *#06#. Se eles forem diferentes, provavelmente o aparelho é roubado e foi adulterado.

Mas e os aparelhos fabricados fora do Brasil?

Ter um aparelho celular importado, mas produzido por uma grande fabricante como Samsung, LG e Apple, costuma não ter problemas. Geralmente o aparelho já foi certificado pela Anatel, e assim, o celular vai receber o número de identificação normalmente.

O grande problema vem por conta dos chamados “Xing-Lings”. Aparelhos produzidos na Ásia e vendidos no Brasil no mercado informal. Esses celulares não costumam ter nenhum tipo de certificação nacional, e por isso, não têm IMEI registrado.

Outro fato preocupante é o risco que eles podem causar ao usuário como: superaquecimento, interferências na rede e até choques.

Como descobrir o IMEI do seu celular?

Os especialistas do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, explicam que existem diversas formas de você descobrir o IMEI do seu celular. As mais simples são:

  • buscar essa informação no menu de configurações do telefone;
  • procurar na parte traseira do aparelho ou sob a bateria;
  • fazer uma ligação para o número *#06#.
  • conferir na nota fiscal de compra ou na caixa;

Em caso de perda ou roubo do celular, a Apple, por exemplo, permite que você veja o número do IMEI também pela internet.

  1. Acesse a página de Apple ID e faça login com email e senha que você usa para baixar apps na App Store.
  2. Procure pela opção Dispositivo e selecione o iPhone que que deseja descobrir o IMEI. Uma lista com todas as informações do dispositivo irá aparecer.

O IMEI também está presente em tablets 3G, como o iPad. O número pode ser localizado na carcaça do próprio aparelho.

Como bloquear seu celular usando o IMEI

Segundo dados divulgados pela Anatel, só em novembro de 2017 foram registrados 9.123.567 bloqueios de celulares no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), um aumento de 119.421 ou 1,33% em relação a outubro deste ano.

Para efetuar o bloqueio de um celular perdido ou roubado, Emílio Simoni, diretor do dfndr lab, dá as seguintes recomendações:

“Com o número do IMEI em mãos, procure a delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência. Feito isso, entre em contato com a sua operadora e solicite o bloqueio do chip e do aparelho. Provavelmente o atendente irá solicitar que você envie uma cópia do seu BO. Nele, estarão todos os dados necessários para concluir o procedimento de bloqueio”.

Agora que você já sabe o que é IMEI, temos mais uma dica para manter seu aparelho protegido. Continue por aqui e confira mais um post com dicas para manter seu celular livre de vírus e malwares.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security

Tags: