Óculos de realidade virtual são cada vez mais utilizados na atualidade

O óculos de realidade virtual não é coisa do futuro. Descubra três usos atuais surpreendentes para a tecnologia!

Você já ouviu falar nos óculos de realidade virtual? Idealizados desde os videogames dos anos 80, esses dispositivos se desenvolveram e ganharam popularidade nos últimos anos. E se você pensa que a tecnologia é futurista demais para a nossa realidade, está enganado.  Confira a seguir como eles já estão sendo utilizados e incorporados no cotidiano!

Esporte profissional

Para a temporada deste ano da National Football League (principal campeonato de futebol americano do mundo), o time Dallas Cowboys irá utilizar os óculos de realidade virtual para otimizar os seus treinamentos. Por ser um esporte extremamente tático e perfeccionista, a equipe norte-americana contará com a tecnologia para ver, em um ângulo de 360º, as jogadas praticadas nos treinos. Assim, os jogadores conseguem simular partidas e lances com a velocidade e intensidade necessária para perceber falhas e sem o risco de sofrer lesões. Se isso virar tendência, os novos jogadores vindos das universidades poderão encurtar o seu tempo de adaptação com o ritmo profissional e mostrar resultados cada vez mais cedo.

Vendas de imóveis

Já pensou como seria sentar no sofá do seu novo apartamento antes mesmo de ele estar pronto? Algumas construtoras americanas já estão utilizando a tecnologia para vender imóveis à distância. Assim, os clientes conseguem sentir como seria morar em um lugar que esteja à quilômetros de distância ou que nem tenha sido construído ainda! A tendência é esse tipo de prática ser cada vez mais utilizada. Em um futuro não muito distante, poderemos ver usuários filtrando residências com a tecnologia antes de decidir se visitarão pessoalmente ou não. Além disso, poderão visualizar eventuais mudanças que desejam realizar em uma construção que ainda esteja na planta.

Treinamento militar

Muito antes de ser pensada para fins comerciais, a realidade virtual era aplicada no treinamento militar. O exército norte-americano, por exemplo, utiliza versões não-comerciais de America’s Army – franquia de game de sucesso no gênero de tiro em primeira pessoa – para simular as situações de guerra e estresse dos seus soldados. Dessa forma, os militares conseguem se preparar melhor para momentos imprevisíveis e reagir de forma mais adequada durante as situações de vida ou morte.

E aí, qual uso da realidade virtual você achou mais surpreendente? Deixe sua opinião nos comentários!

Tags: