Oferta falsa de crédito no celular foi o golpe com mais vítimas no trimestre

Ataque pelo WhatsApp oferecendo crédito de graça teve 1.7 milhão de acessos; confira e saiba como se proteger

1.7 milhão de ataques! Esta foi a marca atingida pelo maior golpe de phishing registrado pelo dfndr lab, laboratório de segurança digital, no quatro trimestre de 2017. O golpe, que prometia R$ 50 em crédito para o celular, teve ainda mais duas variações, que tiveram 557 mil de acessos e 50 mil de acessos, respectivamente. Juntos, as três versões do golpe atingiram 2,3 milhões de pessoas.

Por que o golpe do crédito de graça é perigoso

Neste tipo de golpe, a isca é a oferta falsa de uma quantia em crédito grátis, que é compartilhada por um link, através do WhatsApp. Para ganhar o bônus, no entanto, a vítima deve compartilhar o link com seus amigos e grupos no aplicativo, o que contribui para espalhar o golpe ainda mais rapidamente. Em ataques de phishing, a cada nova visualização, mais dinheiro o hacker recebe à custa da vítima.

Atenção! Para tornar a armadilha ainda mais verossímil, os criminosos simulam comentários falsos de pessoas elogiando e recomendando a oferta. No fim, além de não ganhar o crédito prometido, o usuário é levado a se cadastrar em um serviço de SMS pago, a receber uma série de anúncios abusivos ou a instalar algum aplicativo contaminado.

O que fazer se cair no golpe

Segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, o primeiro passo é solicitar à operadora do celular o cancelamento de qualquer serviço de SMS pago que o criminoso induziu a vítima a se cadastrar. Em seguida, o usuário deve rodar um antivírus para identificar e bloquear qualquer ameaça instalada após o acesso ao link malicioso.

Como se proteger

Para ficar protegido contra golpes é essencial manter um antivírus no celular que contenha uma ferramenta de anti-phishing, como dfndr security, único app de segurança com proteção contra ataques também no WhatsApp e Facebook.

É esta ferramenta de anti-phishing que é capaz de bloquear as ameaças em tempo real. Assim, quando o usuário recebe um link falso ou contaminado, um alerta é enviado para o seu celular, impedindo o ataque. Para instalar gratuitamente, basta tocar aqui.

Tags: