oito-dicas

Oito dicas para melhorar o desempenho do seu android

Aprenda como melhorar o desempenho do seu smartphone Android de um jeito simples e rápido.

O sistema operacional mais popular do mundo está presente em mais de 1 bilhão de dispositivos móveis. Mas quem é fã do Android já deve ter se perguntado: como melhorar o desempenho do meu aparelho?

O sistema esconde truques que podem resolver isso. Listamos abaixo oito dicas para melhorar sua experiência com o Android. Os testes foram feitos na versão pura do Android Kitkat 4.4

android materia

Silencie aplicativos com excesso de notificações

Cada vez mais aplicativos auxiliam no nosso dia a dia. Mas, com o download de jogos e aplicativos, a caixa de notificações do celular acaba ficando sempre lotada. Uma dica é silenciar os apps que não são usados diariamente. Acesse as ‘Configurações’ do seu Android,  escolha ‘Aplicativos’ e, na tela seguinte, escolha os apps que deseja silenciar e desmarque a caixa de exibição de notificações.

Libere espaço na memória do aparelho

Grande parte dos Android permite a inserção de cartões microSD que aumentam a capacidade de memória do celular, mas, muitas vezes, o sistema está configurado para gravar automaticamente os apps e fotos na memória interna. Para alterar o local de destino dos apps baixados e fotos, vá até ‘Configurações’, acesse ‘Armazenamento’ e ative a opção ‘Cartão SD’.

Adicione proteção e agilidade na implementação de melhorias no seu Android

Com o Psafe Total para Android você, além de proteger seu celular contra a ação de vírus e outros malwares, também conta com uma ferramenta de otimização do aparelho, tudo isso com apenas um clique. Conheça todas as funções e benefícios do PSafe Total para a saúde e desempenho do seu Android. Tenha no seu celular, o app nacional mais baixado da Google Play.

Instale apps de lojas alternativas

Uma boa dica é baixar aplicativos de lojas alternativas a Play Store e a loja própria do fabricante do aparelho. Um bom exemplo é a Appstore, da Amazon, que oferece apps com desconto e, também, de graça. Para poder ter acesso a essas lojas de aplicativos, você deve autorizar a instalação de outras lojas, que não a Google Play, primeiro. Acesse ‘Configurações’, escolha ‘Segurança’ e autorize a instalação de apps de fontes desconhecidas. Como muitas lojas não verificam os apps oferecidos, cuidado para não instalar um vírus ou malware no seu Android.

Feche apps e deixe seu Android mais rápido

Limpe a lista de aplicativos em execução diariamente, principalmente, em smartphones mais básicos. Com a abertura de apps, o celular pode apresentar lentidão. Você pode manter a execução em segundo plano apenas de aplicativos essenciais, como contas de e-mail e redes sociais, para continuar recebendo notificações.

Para fechar os apps que não necessitam de atualização frequente, mas que consomem memória e comprometem o rendimento do seu celular, force o fechamento deles. Para isso, toque o botão de ’Aplicativos mais recentes’ e, por ação de toque, interrompa seu funcionamento. Basta parar o dedo sobre ele e movimentar da direita para a esquerda, removendo da lista.

Outra forma é tocar o app por alguns segundos e, na sequência, escolher ‘Informações do aplicativo’ e marcar ‘Forçar parada’.

Elimine sons das notificações

Para não ser incomodado com ruídos a cada nova notificação, deixe-as silenciosas. Anule os sons apenas das notificações. Vá em ‘Configurações’ > ‘Configurações de som’ > ‘Som de notificações’ e marque ‘Nenhum’.

Evite o travamento de tela a todo momento

Aumente o tempo de exibição  mesmo que uma ação não esteja sendo executada. Marque ‘Configurações’, depois ‘Tela’, escolha ‘Modo de espera’ e marque 30 minutos, tempo máximo permitido para manter a tela disponível, sem uso.

Adicione mais um usuário no Android

Você compartilha seu Android com algum parente ou amigo? Não seja incomodado pelas configurações de conta do outro usuário. Habilite uma segunda conta no aparelho e tenha privacidade e agilidade para o uso dos seus apps. Com isso, cada usuário pode proteger, por senha, seus aplicativos, ajustes e arquivos. A opção é possível a partir do Android 4.2. Acesse ‘Configurações’, depois ‘Usuários’. Na tela seguinte, configure a conta adicional. O primeiro usuário é o administrador do celular e poderá apagar a conta adicional a qualquer momento, que deverá manter uma conta no Google para poder ter acesso e usar o aparelho.