Precisa ficar online sem pacote de dados? Tem como!

Google e Facebook planejam deixar o mundo conectado, mesmo offline. Companhias têm como alvo países em desenvolvimento, ainda sem plano de dados.

A internet revolucionou a vida das pessoas e mudou, inclusive, a forma como elas se relacionam umas com as outras e como veem o mundo.  As redes sociais conectaram o planeta, permitindo que os usuários compartilhassem com outras pessoas suas vidas e suas rotinas. Há quem faça delas um diário…

O Facebook, a maior rede social do mundo, que conta com mais de um bilhão de usuários, inova a cada dia para agradar mais e mais seus fãs. Não satisfeita com a liderança, a equipe de Mark Zuckerberg pretende, nos próximos anos, atingir a expressiva marca de cinco bilhões de usuários conectados.

Para atingir esta meta, o Facebook lança novidades e procura, a cada momento, agradar seu público com apps que evitem que o usuário deixe a página para visitar outra. Mas, e as pessoas que não possuem pacotes de dados móveis? Para esta questão a companhia garante ter encontrado a solução.

O Facebook acaba de anunciar a aquisição da empresa Pryte, uma startup finlandesa que desenvolve a utilização de aplicativos móveis sem a necessidade de o usuário ter pacote de dados móveis.

Google e Facebook querem te deixar conectado 100% do tempo

Na prática não é um acesso offline, mas sim um acesso aos serviços da web de maneira mais econômica. A ideia da companhia é atingir países em desenvolvimento onde é mais comum os usuários não possuírem pacote de dados móveis.

O Facebook está ainda investindo pesado na tentativa de levar o acesso à internet nos lugares mais remotos do planeta. Para isso realizou parcerias com empresas de telefonia pelo mundo e está construindo drones e satélites que irão emitir o sinal de internet.

A intenção é fazer com que estes usuários tenham acesso à rede de maneira gratuita, sem uso dos dados. Mas, ao utilizar um determinado aplicativo, eles precisam pagar pela quantidade de bits utilizada. Desta forma Zuckerberg e companhia garantem aumento do número de usuários e, consequentemente, atraem mais anunciantes.

Assim o Facebook segue a tendência da Google que é desenvolver aplicativos que podem ser utilizados sem o uso de pacote de dados. Exemplo disso é o GPS offline. Muito bom para os usuários!