Descubra a origem dos memes mais famosos da internet

Os memes são conteúdos que se propagam de forma rápida na internet. Conheça a origem dos memes mais famosos da internet!

memes internetOs memes são conteúdos que se propagam de forma rápida na internet. Capaz de divertir pessoas de qualquer nacionalidade, a tecnologia possibilitou que essa forma de expressão tão antiga chegasse a todos. Eles fazem parte da evolução cultural da humanidade. Qualquer ideia, valor, som, palavra, bordão e desenho que se espalhe pela internet como um viral pode ser considerado um meme.

O termo meme foi definido pela primeira vez por Richard Dawkins, em 1976, em seu livro “O gene egoísta”. É oriundo da palavra grega “mimeme”, que significa “algo que é imitado”. Alguns memes se espalham porque são engraçados, úteis, ou estão relacionados a sentimentos constantemente vividos pelos seres humanos. Outros existem sem que haja qualquer explicação.

Os mais famosos são usados com frequência, e dificilmente quem navega na internet não os viu pelo menos uma vez. Confira os mais conhecidos.

Doge

Doge Dog

A palavra é uma gíria para "dog" (cão, em inglês), e está associada principalmente a imagens do cachorro Kasobu, um dos cães mais famosos do mundo e que pertence a raça Shiba Inu (ou apenas "Shibe"). Essas imagens podem ser manipuladas para mudar a cara do cachorro ou ganhar legendas com expressões na fonte Comic Sans (wow, such, very, so, entre outras).

O Doge surgiu em 2010, num tópico com a foto de um cachorro aparecendo no site “Reddit”. Mas, foi apenas em 2013 que ele ganhou fama, após imagens legendadas do Shiba Inu serem criadas. Depois, foram replicadas em fóruns e sites famosos.

Grumpy Cat

Grumpy Cat

O “Gato mal-humorado” é um apelido dado a um felino de cor branca e laranja, que ficou famoso após suas imagens serem publicadas no “Reddit”. A expressão de raiva virou meme, em que cada um adapta e põe uma frase para dar um recado ou chamar atenção.

O bichano também é conhecido como "Tard", uma abreviação de Tardar, ou Tartar, que significa tártaro.  

 

Cereal Guy

cereal guy meme

O “Cara do Cereal” surgiu numa tirinha feita pelo web designer Bob Averill. Ele postou as imagens num fórum chamado SomethingAwful, em 2007. A tirinha brincava com uma discussão por telefone de namorados que estavam longe um do outro.

No final de 2009, o próprio Bob Averill o ressuscitou para um post na internet. Por algum tempo, o meme foi chamado de “Cala a porr* da boca enquanto eu estiver falando”. Mas, devido à enorme nomenclatura, acabou não pegando. Foi aí que surgiram outras versões, e com o nome antigo. As histórias contadas pelas tirinhas passaram a depender da criatividade de cada internauta. 

Challenge Accepted

Challenge Accepted

É uma expressão usada para indicar que o internauta está disposto a tentar completar uma tarefa difícil. As frases são frequentemente associadas a um personagem com raiva, ilustrado como um boneco com os braços cruzados e uma expressão facial presunçosa.

O "Desafio aceito" começou como um bordão para o personagem Barney Stinson, no seriado de TV How I Met Your Mother. A frase pode ser ouvida no sexto episódio da segunda temporada, chamado "Aldrin Justice". A cena acontece quando Stinson anuncia sua intenção de seduzir uma mulher mais velha. O episódio foi ao ar em 23 de outubro de 2006.

 

Got a Badass Over Here ou “UI”

meme Ui

 “Neil de Grasse Tyson Reaction” é uma reação do astrofísico Neil de Grasse Tyson fazendo um gesto defensivo. A imagem por vezes é associada ao slogan "Cuidado, gente", usado para zombar de declarações arrogantes.

O desenho foi feito após entrevista publicada no fórum “Big Think”, sobre a vida e a longevidade. Ao ser mandado para o YouTube, se transformou em meme. O momento da reação acontece quando Tyson explica como Isaac Newton inventou o cálculo antes de seu 26º aniversário.

 

NOT BAD

NOT Bad

“Obama Rage Face”, ou “Obama enfrenta a raiva”, é também conhecido como NOT BAD. Nesse meme, o rosto do presidente dos Estados Unidos é usado como uma expressão de elogio e surpresa. A foto foi tirada durante sua visita oficial ao Reino Unido em 2011. Atualmente, ela é utilizada como uma resposta positiva ou uma agradável surpresa que superou as expectativas.

A famosa foto foi registrada por um fotógrafo da agência Reuters, quando Barack Obama estava com a primeira-dama Michelle Obama. A imagem foi escolhida como “Picture of the Day”, ou foto do dia, pelo jornal “The Telegraph”. 

 

 

Trollface

troll face

 É um meme que caracteriza travessura. Ele mostra um sorriso sarcástico, na intenção de representar um troll de internet. A imagem é comumente usada para retratar um personagem como um troll em discussões online.

Criado por Carlos Ramirez, um artista de Oakland, sua primeira aparição data de 19 de setembro de 2008.

 

Facepalm

FACE PALM

O "mão no rosto" é um gesto de comunicação não verbal comum em muitas culturas. A ação transmite uma mensagem de desânimo e muitas vezes é uma reação ao lapso momentâneo de alguém, ou a julgamento equivocado.

O meme, que demonstra vergonha, foi inspirado na série "Star Trek: The Next Generation", no episódio 13 da terceira temporada. Na imagem, o personagem Jean Luc Picard faz um gesto de desaprovação.

 

LOL

lol

 É um personagem de quadrinhos em que a raiva é muitas vezes usada para expressar risadas ou bobagens em geral. Significa “muitas risadas” e “rindo alto”.

O LOL não possui uma explicação precisa sobre qual imagem teria originado a ideia. No entanto, o site "KnowYourMeme" afirma que, talvez, tenha sido a montagem com a mulher abaixo.

Meu cérebro está cheio de merd*

JACKIE CHAN meme

 O meme mostra um personagem com as mãos em volta da cabeça, como se estivesse confuso e incrédulo. As imagens são utilizadas principalmente em resposta a um post ou tópico que é considerado indigno ou sem sentido, o que significa que seu cérebro foi seriamente afetado pela estupidez.

A origem foi creditada à imagem do ator Jackie Chan, num momento em que  demonstrava estar confuso num de seus filmes.