Os 10 mandamentos da Segurança Digital Móvel

Conheça as dicas da PSafe para garantir sua segurança digital

Maomé causou, o Carnaval passou, o ano começou e agora muita gente começa a falar da Páscoa. E não é a ilha chilena famosa por suas gigantes estátuas de pedra. É a celebração mais antiga e importante da fé Cristã, que marca o ápice da Paixão de Cristo. Longe que qualquer polêmica que o tema possa apresentar, mas inspirado pela paixão que você tem pelo seu celular, o Blog da PSafe fez uma lista de suas crenças e criou os ’10 mandamentos da Segurança Digital Móvel’, que diferentemente do Decálogo apresentado por Moisés, deve ser seguido por todo mundo que está inserido na sociedade digital, seja qual for seu sistema operacional ou religião.

O dano no meio online também pode ser irreversível, sem possibilidade de ressurreição. Então, não faça da sua segurança, proteção e privacidade na internet um Purgatório. Siga os dez mandamentos da segurança digital móvel e procure não pecar, retirando de Deus a responsabilidade de abençoar o seu Android.

1. Amar o seu dispositivo eletrônico sobre todas as coisas

Não importa se é smartphone ou tablet, seu device eletrônico reúne grande parte da sua vida digital e informações valiosíssimas sobre você. Então, mesmo que tenha backup de tudo o que mais te importa, adote cuidados que prometem prolongar a vida do seu eletroeletrônico.

Dicas para proteger seu dispositivo eletrônico de superaquecimento

2. Não quebrar sua santa proteção em vão

Mesmo que ter aparelhos com sistemas operacionais puros represente alguma limitação de uso, realizar o root no aparelho pode abrir caminho para infecções e ataques hackers. Então, antes de quebrar as amarras que te impedem determinados usos do celular, entenda os riscos de rotear o aparelho.

3. Endeusar a sua privacidade

Ainda que seu Android seja protegido por senha, existem funções e dados que você não quer ver parar de jeito nenhum na mão de terceiros. Então, utilize proteção adicional para informações pessoais, como a função Cofre do PSafe Total Android. Nela você protege aplicativos, fotos e vídeos com senha adicional, criando uma nova etapa de verificação para acesso a estes itens. O que é público você já compartilha nas redes sociais.

Como garantir privacidade na internet

4. Honrar o seu smartphone

Tenha um antivírus certificado internacionalmente para garantir barreiras às ameaças cibernéticas que rondam a sua vida online, impedindo ou ao menos dificultando a ação de hackers e malwares no seu dispositivo. Para Android no Brasil, você tem o PSafe Total, líder na avaliação de segurança do AV-TEST com 100% de eficiência. Promova a verificação constante para varrer o celular e eliminar possíveis ameaças e vírus do Android.

PSafe Total é o melhor antivírus do Brasil

5. Não perder informações relevantes

Existem diferentes serviços disponíveis de backup na internet, grátis e pagos. Escolha o que melhor atende sua necessidade de armazenamento e crie uma réplica daquilo que não pode ser perdido de forma alguma. É a sua garantia para não ver GB de dados e histórias irem pelo ralo, sem chances de recuperação.

O mesmo vale para seus contatos. Hoje em dia muitas operadoras e mesmo sistemas operacionais oferecem formas de manter a salvo seus contatos guardados no telefone por backup na nuvem. Seja para transferir as informações a um novo aparelho, seja para não correr o risco de perder conexão com pessoas importantes do seu relacionamento, faça a cópia dos seus contatos. Você também pode utilizar a opção ‘Salvar dados’ do PSafe Total e garantir que não perderá a sua lista de números queridos.

Como fazer backup de contatos no Android e iOS

6. Não baixar APPs piratas

O mercado negro de aplicativos só cresce e, com ele, o aumento das infecções e instalações maliciosas. Por isso, utilize apenas endereços de lojas confiáveis, como a Google Play e a Total APPs, loja de aplicativos seguros e livres de vírus da PSafe. Assim, a saúde do seu smartphone, mesmo que de plástico, será de ferro.

Como funciona a inserção de aplicativos na Total APPs

7. Não pecar na escolha da senha

Senhas básicas e frágeis oferecem poucas barreiras contra criminosos e curiosos, por isso, escolher uma boa senha é fundamental para garantir segurança, proteção e privacidade da sua vida digital móvel.

Dicas para criar senhas seguras

8. Não acumular lixo no device

Seja pela baixa capacidade de armazenamento do seu smartphone, seja pela grande quantidade de APPs e serviços que você mantém no seu Android, promover com frequência a limpeza de arquivos desnecessários, além de abrir espaço para novos serviços, faz com que seu Android funcione melhor. Para isso, promova periodicamente a Limpeza do seu dispositivo, evitando que fragmentos desnecessários possam abrir portas para o controle do seu smartphone. O PSafe Total possui a função Limpeza e ainda avisa quando seu Android está precisando de uma faxina.

Como deixar o Android mais rápido

9. Não navegar por endereços desconhecidos

Uma das maiores ameaças digitais da atualidade é ver-se redirecionado para um site de phishing, onde criminosos têm foco na obtenção das suas informações pessoais e senhas, principalmente bancárias, a fim de aplicar golpes, deixando para trás prejuízos financeiros. Por isso, é importante que seu antivírus móvel seja capaz de bloquear URL’s maliciosas. O PSafe Total acabou de incluir a função no seu produto de proteção Android. Agora, além de navegar seguro no desktop, você pode ter a mesma tranquilidade ao utilizar o seu celular.

Dicas para prevenir-se do phishing

10. Não desejar o celular do próximo

A gente sabe que este mandamento não é para você, mas vale tanto para aquele amigo curioso, que adora futricar o dispositivo próximo, quanto como um alerta contra criminosos. Celular perdido ou roubado? Não perca o controle do seu Android. Além de poder fazer a gestão remota do aparelho, ativar a função antifurto do PSafe Total Android manterá suas vistas sobre o seu celular. Assim, você pode bloquear, apagar, disparar alarme e ainda localizar o endereço onde se encontra o seu device. A gestão do antifurto pode ser feita por SMS, através de outro celular, ou pela Web.

Como acompanhar a localização do seu Android

E, para quem não conhece os 10 mandamentos originais, aqui estão. Aproveite e confirme se está fazendo tudo direitinho:

1º – Amar a Deus sobre todas as coisas.

2º – Não usar o Santo Nome de Deus em vão.

3º – Santificar domingo e festas de guarda.

4º – Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).

5º – Não matar (nem causar outro dano, no corpo ou na alma, a si mesmo ou ao próximo)

6º – Não pecar contra a castidade

7º – Não furtar

8º – Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo).

9º – Não desejar a mulher do próximo

10º- Não cobiçar as coisas alheias