Mulher utilizando o computador com tela infectada por vírus

Os perigos por trás de sites de conversão de arquivos

Veja em quais programas confiar para converter arquivos

Ferramentas online são uma ótima forma para converter arquivos em diversas extensões, sem necessariamente ter o software instalado no computador. Você já deve estar acostumado a usar sites para transformar arquivos PDF em JPEG ou docx em doc, mas saiba que alguns destes serviços podem esconder plug-ins que deixam a máquina mais lenta.

A praticidade destes sites é indiscutível, mas é preciso tomar alguns cuidados para a simplicidade não se tornar um tormento posteriormente. Um dos principais problemas apresentados é a instalação de adwares, programa que mostra publicidade indesejada em páginas da internet e até mesmo no próprio sistema operacional.

Código malicioso presente em uma tela preta se transforma na silhueta de uma caveira

Outro problema bastante comum é que ao fazer a conversão de um arquivo online o usuário passa a receber spam via e-mail. Isso acontece porque algumas dessas ferramentas, para receber o arquivo convertido, exigem que seja informado um e-mail válido.

A maioria destes serviços é gratuita, mas alguns possuem uma versão paga que fornece mais recursos. Destes que tem um modelo pago, alguns ainda inserem uma marca d’água no meio do arquivo.

Ferramentas grátis para converter seus arquivos online de forma segura

PDF2JPG.net – uma dos sites mais simples para converter arquivos PDF em JPEG. Não precisa colocar e-mail, já que o site cria um link de download na própria página.

Zamzar – o mais completo deles. Suporta cerca de 1.200 tipos de arquivos diferentes e os converte em várias extensões. Precisa digitar e-mail para receber o link de download.

PDFtoWord – ferramenta simples, além de converter PDF para Word é possível converter PDF em Excel e PDF em PowerPoint. Precisa digitar o e-mail para receber o link de download, mas tem uma opção para não receber spam.

Cuidados

Não instale nenhum arquivo .exe deste tipo de site ou enviados por e-mail;

– Baixe PSafe Total para bloquear qualquer tipo de adware ou vírus;

 Dica de navegação

– Use o Psafe Internet para navegar sem anúncios invasivos, ele possui sistema adblock, que impede que propagandas possam ser usadas para distribuir alguma ameaça e blindam você contra boa parte dos perigos online.