Como otimizar e melhorar o SEO de um podcast no iTunes

Aprenda a melhorar, destacar e rankear meilhor seu podcast no iTunes.

Nos últimos tempos, o que não faltam são depoimentos que mencionam a importância da variedade de conteúdo e da qualidade do mesmo. Infográficos, vídeos institucionais, tutoriais e novos perfis de redes sociais estão na mira das empresas, mas uma mídia muito importante ainda é esquecida por portais, blogueiros e empresas interessadas em ampliar sua participação na internet: O podcast.

Por que ter um podcast?

No Brasil, o podcast já agrada uma comunidade ativa de leitores de blogs, o Nerdcast por exemplo, registra mais de 350 mil downloads a cada semana. Só para ter ideia, segundo a Edison Research e Triton Digital, nos EUA, os podcasts já foram acessados, reproduzidos e baixados por 39 milhões de americanos em apenas um mês.

O maior diretório de podcasts, certamente é o iTunes. O reprodutor de mídia da Apple pode ser acessado de qualquer PC/MAC e dispositivo móvel da Apple. Por isso, marcar presença na plataforma e está bem ranqueado faz toda diferença.

Dicas para posicionar melhor seu podcast e destacá-lo no iTunes

Qualidade é tudo

Você não precisa ter os melhores editores de áudio e equipamentos a sua disposição na hora de gravar um podcast. Tenha apenas em mente que o áudio deve estar livre de ruídos externos para não incomodar o ouvido do seu ouvinte, deixar uma trilha sonora baixa como plano de fundo é uma técnica muito usada para estabelecer um pouco mais de ritmo e tirar o tédio de ter apenas vozes.

Procure disponibilizar os arquivos na melhor qualidade de bitrate possível. O iTunes, assim como o Youtube, destaca os arquivos de melhor qualidade, já que eles podem ser reproduzidos nos mais diferentes aparelhos sem “estourar” o som.

Capriche na Cover Art

Arte de capa de um podcast é muito importante. É bom fazer uma para cada novo episódio. Isso ajuda a chamar a atenção do seu ouvinte. Preste atenção as politicas de imagens do sistema e use a criatividade dentro das proporções permitidas pelo iTunes.

Palavras-chaves

Certifique-se de usar boas palavras chaves em seus títulos e descrições. Pense como usuário pode buscar por aquele arquivo e inclua essas expressões para o seu uso.

SEO para podcasts deve ser feito do seguinte modo:

Títulos podcast: Cada novo episódio que você publicar pode obedecer a seguinte estrutura. “Nome do podcast +  nome do episódio e número + categoria”. Por exemplo: Psafe Podcast: Segurança em celulares Android ep:027 (dicas).

Categoria: A cada novo episódio do podcast você tem a opção de usar novas palavras-chaves e categorias. Por isso, mesmo que fechado a um assunto, procure variar suas editorias para alcançar públicos diversos mas que no fundo, possuem o mesmo interesse.

Descrição: descreva muito bem seus episódios. Essa descrição é fundamental para o sistema da iTunes e para que o seu usuário saiba o que ele vai encontrar lá. Destaque as informações dos temas que são debatidos no episódio, nome dos participantes e links que possam complementar aquele conteúdo.

Peça comentários

A cada episódio do seu podcast, peça comentários na iTunes. Peça para que seu ouvinte seja honesto nas opiniões. Além de um bom termômetro da audiência e estudo de melhorias, os comentários ajudam a posicionar melhor seu podcast nas categorias, já que o sistema tem abas que destacam o conteúdo dos mais baixados e comentados da semana.

Incentive as assinaturas

A matemática é simples. Quanto mais assinantes, mais downloads, e melhor você pode ficar ranqueado entre os mais baixados daquela categoria em que seu podcast se encaixa e também, entre os mais do iTunes na sua região.