Outras questões importantes em segurança digital para 2015

Neste post,falamos de outros temas que marcaram 2014 e que provavelmente voltarão à tona este ano.

Já falamos por aqui a respeito de algumas tendências que devem animar os debates sobre segurança digital em 2015. Neste post, acrescentaremos outros temas que marcaram 2014 e que provavelmente voltarão à tona este ano.

Veja também As tendências da segurança digital em 2015

Protocolos de segurança

Em 2014 foi descoberta uma série de brechas importantes no protocolo de segurança SSL. O Heartbleed foi o mais famoso afetando quase dois terços dos sites da internet, incluindo os gigantes como Facebook, Google, Yahoo e Twitter. Além disso, outras falhas importantes foram encontradas em protocolos de segurança bancários, expondo informações de milhões de clientes. O mais assustador é que essas falhas demoraram anos até serem reveladas. Em 2015 são esperados novas brechas em sistemas de segurança da internet.

Redes sociais

Estamos tão acostumados a compartilhar informações pessoais na internet, que quase não nos damos conta do perigo que corremos. Para alertar sobre este problema, a empresa americana de seguros AllState fez um vídeo onde mostra um ladrão fazendo a ‘festa’ ao descobrir pelas redes sociais que os donos da casa estão viajando. Este problema deve ficar mais evidente em 2015, com cada vez mais aplicativos sendo habilitados a postar automaticamente dados sobre a localização dos usuários.

Além disso, links maliciosos estão se espalhando nas redes, principalmente os que utilizam celebridades ou fatos marcantes, e o pior, com uma taxa alta de pessoas infectadas. Isto cada vez mais deverá ser explorado por hackers.

Cyber Guerra

O vazamento de informações da Sony, supostamente ocasionada pelo governo da Coreia do Norte, colocou em xeque a segurança digital de diversos países. Hackers ligados ao Estado Islâmico invadem e postam mensagens ameaçadoras na conta do Twitter do Comando Central, órgão militar americano envolvido em guerras no Oriente médio.

Endereços de militares americanos são expostos na rede. Hackers da Anonymous ‘vingam’ as vítimas do Charlie Hebdo invadindo sites de organizações islâmicas. Alguém duvida que a Cyber Guerra já esteja acontecendo?