PCs podem ser infectados mesmo sem estar conectados à internet

Sabia que o seu computador pode ser infectado por vírus em HD externos, Pendrives e outros tipos de mídia?

Muitos usuários acreditam que ao ficar offline estão livres de pragas digitais. Este mito está cada vez mais caindo por terra. Pesquisadores da Universidade Ben Gurion, em Israel, desenvolveram um malware capaz de roubar e transferir informações de máquinas que não estejam conectadas à internet.

O vírus, conhecido como AirHopper, é instalado em um máquina por um pen drive ou HD externo. O malware utiliza a placa de vídeo do computador para enviar sinais, utilizando a radiação eletromagnética. Com o software adequado, as informações podem ser captadas e interpretadas por smartphone a até sete metros de distância.

Também utilizando os sinais de rádio emitidos pelas placas de vídeo, o vírus pode infectar outras máquinas em uma sala, por exemplo.

O malware é potencialmente prejudicial para grandes empresas que possuem informações sigilosas. Da mesma forma como o Stuxnet, o AirHopper pode ser utilizado para espionar segredos industriais.

Por isso, é sempre bom lembrar-se de manter um antivírus, como o PSafe Total, ativo no computador. Além disso, é recomendável fazer uma varredura em qualquer HD, pen drive ou smartphone que for inserido na máquina.

Tags: