Salvar meu documento na nuvem, hd externo ou email, onde é melhor?

Veja como é simples proteger e armazenar o seu documento, trabalho ou pesquisa. Protegendo o seu disco rígido de ameaças como vírus e malwares.

Não há nada pior do que a sensação de perder um documento ou arquivo, pessoal e de trabalho, por erro seu. Isso porque seu disco rígido falhou e você se esqueceu de fazer um backup ou cópia de segurança. Escritores, jornalistas, analistas, advogados, professores e um sem fim de profissões têm histórias sobre isto para contar e advertem seus pares a fazer backup de seu trabalho sempre que possível, mas, apesar disso, não é raro ouvir ‘perdi meu documento’ mais vezes que a maioria das pessoas pensa. De acordo com um funcionário do Apple Store Genius Bar, na Califórnia, "a maioria das reparações feitas nos Macbooks [do Genius Bar] são para recuperar informações dos discos rígidos que falharam. A primeira coisa que perguntamos às pessoas é se elas têm ou não têm um backup dos seus documentos. Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que admitem não ter".

Se você está escrevendo um livro, preparando um relatório, manipulando uma planilha, fazer um backup pode parecer uma tarefa chata, distraindo-o das tarefas criativas, mas esteja seguro: vale a pena. Há várias formas simples de fazer backup de seu trabalho e manter seu disco rígido protegido sem ter que gastar tanto tempo pensando nisso.

Formas de backup

Backup na nuvem

1) Escreva em um processador de texto baseado na nuvem, como o Google Docs. Ao contrário de um disco rígido tradicional, o Google Docs é acessível de qualquer computador conectado à internet e nunca exige que você clique no botão "Salvar". Se o computador trava no meio de uma sessão de escrita no Google Docs, seu trabalho estará igual a como você deixou na próxima vez que você acessá-lo. Quando tiver terminado, basta baixar o documento ou compartilhar um link privado.

2) Se você ainda prefere escrever em programas da Microsoft, como Word e Excel, você pode configurar um backup automático para uma unidade baseada na nuvem. Muitos programas, como o iCloud da Apple, Google Docs e Dropbox, têm um recurso de backup automático que você pode facilmente habilitar. Dessa forma, o conteúdo do seu disco rígido está constantemente sendo salvo e atualizado automaticamente. E você nem precisa pensar mais nisso.

Backup em HD externo

3) Fazer backup em um disco rígido externo. Enquanto essas unidades podem ocasionalmente falhar igual a um disco rígido de um computador, a probabilidade de ambos os discos falharem é incrivelmente baixa. Este método requer que você seja um pouco mais diligente ao fazer backup, mas se o tamanho do seu arquivo é muito grande (por exemplo, mais de 2GB, que é o espaço de armazenamento médio incluído em uma conta gratuita do Dropbox), um disco rígido externo pode ser a melhor solução.

Backup no e-mail

4) Este não é, no entanto, o método mais infalível já que ele requer que você se lembre de fazer backup cada vez que você chega a um ponto de produção do trabalho. Enviar por e-mail os documentos para si mesmo era uma forma primitiva de cópia de unidade na nuvem, mas muitas pessoas que tinham o hábito de fazê-lo há anos descobriram que eles ainda se sentem mais seguros fazendo o backup de seus manuscritos desta forma. A conta de e-mail serve como um meio termo entre a nuvem e um disco rígido físico.

Arquivo corrompido? Veja como se prevenir

Use um programa de segurança para PC e Mac atualizado e mantenha o disco rígido do seu computador protegido. Ele pode efetivamente proteger seu disco rígido de malwares e vírus, assim é menos provável que exista uma falha que leve embora seus documentos com ela. Também ajuda a poupar espaço no seu disco rígido, excluindo dados não utilizados e indesejados, mantendo a unidade funcionando a uma velocidade eficiente para afastar a possibilidade de falha no disco. Baixe o PSafe Total, presente em mais de 40 milhões de dispositivos, e proteja seu disco rígido de ameaças. E, claro, escolha a melhor forma para você e faça backup de seu trabalho.