Laptop aberto com dfndr enterprise na tela e alerta de malware

Pesquisador afirma que malware pode infectar PCs através do ar

O pesquisador de segurança Dragos Ruiu informou recentemente que descobriu uma nova praga digital, mais perigosa e que consegue infectar PCs através do ar.

Apesar de a história parecer um tanto maluca, o cientista afirma que a praga afeta níveis baixos do computador e que consegue se propagar através de sinais, que são convertidos para códigos. A partir daí, o malware infecta o PC através do microfone do computador.

O nome dado à nova ameaça é badBIOS. Segundo Ruiu, suas conclusões são baseadas em três anos de pesquisa. Ele é o único cientista a abordar o badBIOS e informar que esta ameaça pode se propagar pelo ar. No entanto, outros cientistas também acreditam que isso possa ser verdade.

Como funciona

Para não ter o seu computador infectado com o BadBIOS, o mais indicado é evitar abrir qualquer e-mail que tenha sido supostamente enviado por um banco.

Se você receber alguma comunicação da instituição financeira que utiliza, ligue para a central de atendimento ou acesse o seu internet banking antes de clicar no e-mail. Isso é mais seguro.

Mas não é somente isso que pode ser feito para evitar o ataque do BadBIOS. É indicado que você mantenha o firewall do computador ativado e o PSafe Total instalado, para que qualquer ameaça seja detectada e removida automaticamente.

Mantenha o seu sistema operacional e os plugins do computador sempre atualizados. Ao acessar o internet banking, confira se a página é criptografada, ou seja, se tem o cadeado de segurança na barra de endereços e se está escrito https://.

Ao receber qualquer e-mail de cadastramento ou informando sobre alguma dívida, não abra e procure se informar melhor. Pode ser um golpe. Por fim, mantenha controle sobre a sua conta. Saiba de toda a movimentação financeira e se informe sobre qualquer detalhe que pareça ser uma irregularidade.

Tags: