Pesquisadores desenvolvem bateria que carrega celular em 6 minutos

Bateria do futuro ainda tem o triplo da capacidade e perde a carga na metade do tempo. Ainda não há previsão de chegada ao mercado.

Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, desenvolveram em parceria com a Universidade de Tsinghua, na China, uma bateria de íon de lítio que pode ser carregada em apenas seis minutos. Sim, é isso mesmo: seis minutos.

A tecnologia, revolucionária, foi descoberta a partir de um experimento com nanopartículas que ajudam os componentes da bateria a se expandir e contrair sem degradação, retardando o processo de perda do lítio, essencial à sua vida útil.

Imagem ilustra novo esquema de proteção com nanopartículas. Christine Daniloff/MIT.

Descoberta pode revolucionar o uso do smartphone

Quem usa muito o celular sabe: por mais desenvolvidos que sejam os novos aparelhos, as baterias ainda estão alguns passos atrás quando o assunto é durabilidade. A descoberta de um modelo mais eficiente pode representar ser revolucionário para o uso do smartphone, tornando-o um item ainda mais indispensável à vida hiperconectada.

Por mais que os resultados da pesquisa do MIT representem uma grande conquista, só o avanço das pesquisas e a conclusão de alguns testes de segurança serão capazes de mostrar se a inovação pode ser aplicada à produção em larga escala.

Enquanto isso, não custa conhecer o que já está ao nosso alcance para reduzir a frustração de ficar sem bateria no fim do dia.

Leia também: Conheça os tipos de baterias usadas em smartphones Android

Tags: