Pesquisas revelam que padrões de bloqueio para celular são previsíveis

De acordo com o estudo, a senha do padrão de desbloqueio (desenho formado ligando os pontos na tela) costuma ser previsível. Veja como ter um mais seguro.

Estudos realizados na Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega comprovaram que, assim como as senhas numéricas, o padrão de desbloqueio do Android também pode ser facilmente decifrado. A pesquisa analisou as combinações de quatro mil usuários para determinar que tipo de comportamento os deixa vulneráveis.

Os resultados mostram que, das nove opções possíveis, os usuários ligam, em média, cinco bolinhas como padrão. O desbloqueio padrão usa a mesma linha das senhas comuns, quanto mais números mais difícil de descobrir a senha. Logo, quanto mais pontos ligados, a possibilidade de alguém decifrar é menor. Ao usar os nove pontos ligados, dificulta que outras pessoas descubram sua senha.

Os testes

A pesquisa realizada por Marte Loge verificou que 37% dos usuários usam apenas quatro pontos como combinação. Dentro dos quatro mil padrões analisados 44% começam com a primeira bolinha do esquema. E em 77% dos casos, o movimento de desbloqueio começa em um dos cantos da tela.

Padrão seguro

As senhas com 4 bolinhas possuem 1.624 combinações possíveis, e as que passam por 9, que é o número máximo de pontos, chegam a 140 mil. Para aumentar a segurança, é indicado fazer o uso de sequências longas, mais difíceis e que não sejam óbvias. Não esquecendo de utilizar o máximo de números de bolinhas.

O ideal é que sejam utilizados padrões combinados em sentido anti-horário e que não comecem nos cantos. Também é possível aumentar o nível de proteção ao desativar a opção que torna o padrão visível. Para tal, acesse as configurações do aparelho, vá em “Segurança” e desmarque a opção “Tornar o desenho visível”.

Agora é só mudar o seu padrão de desbloqueio para um mais seguro e ficar protegido.

Tags: