Por que os aplicativos têm propagandas?

94% dos aplicativos no Google Play são grátis e utilizam anúncios para se manterem no ar.

Você lembra da última propaganda que viu? Foi no mundo real, como um outdoor ou revista, ou em ambiente virtual, em um site ou aplicativo? As propagandas em aplicativos são uma das inovações proporcionadas pelo mundo dos smartphones e é uma das principais razões para a diversidade de aplicativos existente. Elas proporcionam que bons desenvolvedores se sobressaiam e sejam remunerados pelo seu empenho na criação dos produtos. É principalmente graças às propagandas que 95% dos aplicativos no Google Play, por exemplo, são oferecidos gratuitamente[1].

Por que os aplicativos têm propagandas?

Alguns desenvolvedores se dedicam integralmente aos produtos que criam, sem um “emprego fixo” paralelo, tornando essa sua principal fonte de renda. O pagamento é feito de acordo com o número de visualizações de anúncios. Sendo assim, é difícil definir qual a rentabilidade de um aplicativo devido ao número de variáveis em questão e, principalmente, quanto um app ganha por anúncio.

“Um desenvolvedor indie, ao elaborar um aplicativo, acredita que ele tem um determinado valor e que oferece um benefício ao usuário”, comenta Jaison Erick, Gerente do dfndr security, aplicativo de segurança brasileiro com mais de 150 milhões de instalações. “Disponibilizando gratuitamente, tornam-se aptos a conquistar mais pessoas do que alcançariam cobrando pelo aplicativo. O mesmo é válido para empresas que, com anúncios em aplicativos, conseguem aumentar a renda para investir no próprio produto, contratar mais funcionários, ampliar orçamentos etc.”

Leia mais: Como funciona o cartão de crédito virtual

As propagandas são seguras?

Desde crianças, é comum associar que propagandas são o intervalo, algo que interrompe a programação. Mas, no mundo virtual, elas não necessariamente atrapalham a experiência do usuário. A maioria dos desenvolvedores se preocupa em garantir que todos tenham uma boa experiência ao usar o aplicativo, inserindo, por exemplo, propagandas que ficam apenas em uma parte da tela, sem influenciar negativamente o uso.

No entanto, o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, alerta para a existência de algumas práticas fraudulentas no mercado. Segundo o Relatório da Segurança Digital no Brasil produzido pelo dfndr lab, publicidade suspeita foi a segunda categoria de golpe mais detectada no terceiro trimestre de 2018 (quase 13 milhões de detecções). Esses anúncios com tom alarmista ou sensacionalista pretendem enganar o usuário e forçar a instalação de um aplicativo ou a contratação de serviços.

Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab alerta também sobre a existência de adware: “publicidade em aplicativos para celular é normal, mas se você percebe que seu celular anda exibindo propagandas em excesso, até mesmo anúncios aparecendo na tela do celular sem que nenhum aplicativo esteja em execução, é possível que ele esteja infectado com algum adware. Estes são aplicações programadas para exibir anúncios todo o tempo”. Se você suspeita que seu aparelho esteja com adware, é recomendado instalar um antivírus para fazer essa verificação e corrigir o problema.

Leia mais: Entenda o que é publicidade suspeita e saiba como se proteger

Quais são os benefícios das propagandas para o usuário?

O principal fator de assistir às propagandas é que elas mantêm seus aplicativos favoritos livres de custos de instalação, além de ser um bom incentivo aos criadores do serviço. Alguns jogos, inclusive, te recompensam por assistir às propagandas com itens ou moedas que normalmente só poderiam ser adquiridas com dinheiro real.

Também vale a pena mencionar que, hoje em dia, as plataformas de anúncios possuem métodos elaborados que individualizam o usuário. Assim, exibem produtos que tenham alguma relação com seus interesses pessoais, ou de marcas que você curta. Por fim, há ainda anúncios que oferecem descontos, promoções ou vantagens exclusivas para quem acessa através daquele link específico. São benefícios que o usuário não poderia obter de outra maneira senão clicando na propaganda.

O que o usuário pode fazer caso se canse de propagandas?

Por mais inofensivas e discretas que sejam as propagandas dentro de aplicativos, há muitos usuários que consideram mais vantajoso pagar um plano de assinatura por um período para que estas deixem de ser exibidas durante esse mesmo tempo. Segundo dados do Google Play, essas pessoas representam 9% dos usuários que migram de um serviço gratuito para uma assinatura[2]. Como cada desenvolvedor e plataforma têm sua própria abordagem sobre planos e pagamento, é preciso que o usuário interessado em como remover propagandas de aplicativos consulte os canais oficiais dos aplicativos utilizados. Essa é a forma mais efetiva de se livrar dos anúncios legitimamente.

Leia mais: O dfndr security premium é bom?

Qual a diferença entre premium e versão sem anúncios?

Alguns aplicativos disponíveis no Google Play e App Store oferecem em seus planos de assinatura benefícios que vão além da remoção de propagandas, como é o caso do dfndr security. Na versão Premium, além de utilizar as ferramentas gratuitas sem anúncios, o usuário também dispõe de bloqueio do celular à distância, possibilidade de fotografar intruso ou ladrão, verificar se senha vazou online e controle total das notificações recebidas pelo dfndr security e outros aplicativos.

Você pode consultar os planos vigentes e encontrar o que melhor se adeque às suas necessidades. Para isso, clique no menu (ícone de três traços no canto superior esquerdo) e em Seja Premium. Se você ainda não possui o aplicativo, pode baixar gratuitamente tocando aqui.

Comparação dos benefícios dfndr security grátis ou Premium

[1] Dados divulgados pelo 42matters em janeiro de 2019
[2] Dados divulgados pelo Google em maio de 2017

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: