Possível malware está se espalhando para usuários da NET

Nesta semana, usuários da provedora de internet NET relataram que estavam sendo vítimas de um ataque de malware. Segundo as informações repassadas à Revista INFO, o ataque estaria […]

Nesta semana, usuários da provedora de internet NET relataram que estavam sendo vítimas de um ataque de malware. Segundo as informações repassadas à Revista INFO, o ataque estaria acontecendo através de um pop-up falso, que pedia para fazer uma atualização do Adobe Flash. Ao clicar no link, o usuário era obrigado a instalar um arquivo executável.

O grande problema é que, ao aparecer na tela, o pop-up simplesmente impedia que o internauta continuasse a navegar em outros sites. Assim, era necessário que o arquivo executável fosse instalado para que o navegador fosse “liberado”. Muitos usuários ainda tentaram clicar na opção “atualizar depois”, mas eram redirecionados à instalação do arquivo executável.

O nome do arquivo era flash.zip, já que estava compactado e vinha disfarçado. O ataque, a princípio, foi identificado somente em São Paulo. Segundo analistas da INFO, o problema estaria ocorrendo diretamente com o Google Analytics e o pop-up surgiria em sites que usam o serviço.

Uma das dicas para evitar ser vítima deste golpe é alterar o DNS, já que o arquivo não está sendo lido corretamente. Para alterar o DNS, basta acessar as configurações de rede.

A NET ainda não confirmou o ataque. As informações foram retiradas do site da Revista INFO.

Tags: