Concursos e Prêmios online – o que você precisa saber

PSafe separou algumas dicas para que você possa participar de concursos e prêmios online sem enganação, confira!

Os Websites estão ativamente organizando concursos e sorteios em seus sites ou páginas de redes sociais para expandir seu alcance e aumentar a participação do usuário. Na maioria dos casos, os prémios dos concursos e sorteios são completamente legítimos; a principal vantagem do site é a publicidade gratuita que o concurso oferece.

No entanto, há detalhes sobre os prêmios e presentes online que são muito importantes conhecer para que você possa gerenciar suas expectativas no caso de ganhar e não fornecer informações que mais tarde possam ser vendidas para outros anunciantes:

A taxa de inscrição é geralmente o tempo, não o dinheiro

Antes da internet, os participantes de concursos eram obrigados a fazer uma compra, enviar alguma coisa pelo correio, ou alguma outra tarefa que exigia tempo e dinheiro. Hoje em dia, os sorteios online e concursos exigem um pouco mais do que dar um “curtir” em uma página no Facebook ou enviar um tweet no Twitter. Na maioria das vezes as competições online são gratuitas e, portanto, são atraentes. Só precisa dedicar um momento do dia para isso.

Os cuidados para participar de concursos e promoções online

Concurso e sorteio são diferentes

Uma coisa importante de se entender sobre concursos e sorteios é a diferença entre eles. Os vencedores do sorteio são selecionados de forma aleatória, enquanto os vencedores das competições têm algum mérito – por exemplo: o comentário mais engraçado, melhor desenho, a maioria dos votos e assim por diante. Para ter a melhor chance de ganhar, não se esqueça de esclarecer se é um concurso ou um sorteio.

Taxas sobre os prêmios

Independetemente do seu país de origem, grandes prêmios em dinheiro provavelmente deverão ser comunicados à Receita Federal e estarão sujeitos a taxas e impostos incidentes.

Confira as regras oficiais

Mesmo que o concurso ou sorteio esteja oferecendo um prêmio pequeno, é importante ler as regras oficiais antes de entrar. Normalmente, estes incluirão pontos, data de abertura e final do registro e detalhes do prêmio – como a quantidade, descrição, valor de venda e chances de ganhar.

Além disso, leia as regras buscando algo como "Nós temos o direito de vender a sua informação para terceiros". Nesse caso, entrar no concurso ou sorteio pode não valer a pena o incômodo de spams SMS, de chamadas ou e-mail e, talvez, até endereço.

A maioria dos prêmios e presentes online são legítimos, com prêmios reais, e sem compartilhamento de informações pessoais com terceiros. No entanto, considerar as informações acima irá ajudá-lo a evitar os concursos e presentes que visam apenas invadir sua privacidade.