Ara: Projeto de celular modular do Google

Que tal construir um celular do jeito que você precisa? Pensando nisso, o Google está patrocinando o projeto Ara. Confira aqui

Personalizar os telefones celulares não é uma ideia nova. No entanto, até agora, a maioria das opções de personalização só lidava com mudanças estéticas, como o caso da cor. E se você pudesse realmente personalizar seu telefone e torná-lo exclusivo para você, desde a cor até os componentes no seu interior? Isso pode se tornar uma realidade com o Projeto Ara do Google, que foi criado para revolucionar a indústria de telefonia celular com as primeiras customizações de software disponíveis no mercado comercial.

Design atual do celular

Os telefones celulares de hoje são produzidos em massa para apelo ao maior número de pessoas – e para fazer o máximo de dinheiro possível. Por exemplo, a popularidade de sites de compartilhamento sociais como Facebook e Instagram fez com que os clientes desejassem fazer o upload de mais fotos e exigiu câmeras de maior qualidade em telefones. Como resultado, os fabricantes passaram mais tempo produzindo câmeras de celular aprimoradas, o que rendeu mais dinheiro. Outro exemplo, são os produtos de segurança da web: com smartphones cada vez mais populares e fontes primárias de conexão, mais empresas começaram a criar maneiras de manter a segurança online de clientes. Modificar as demandas dos clientes é o que atualmente guia o design e as funcionalidades criadas pelos fabricantes de celular.

Projeto Ara

Recentemente, os clientes começaram a requisitar a possibilidade de selecionar e escolher as características de seus telefones. Uma pessoa pode não tirar muitas fotos com seu telefone, mas precisa de mais vida útil da bateria, e assim iria optar por ter uma segunda bateria, em vez de uma câmera potente. Outro usuário pode preferir ter um espaço extra para expandir a memória do seu smartphone. Atualmente, não é rentável para os fabricantes de telefone atender aos pedidos individuais de design, mas o Google espera mudar isso.

O Projeto Ara do Google se esforça para oferecer uma fácil personalização para cada cliente. A ideia é ter um "esqueleto" de telefone celular com espaços para inserções que executam tarefas relacionadas com o telefone. Por exemplo, um elemento é uma câmara, um outro pode ser alto-falantes, e um outro pode ser um chip de memória. Cada inserção pode ser personalizada, de modo que o alto-falante pode ser bom para um rádio, ou bom para a música. Os clientes escolhem qual eles querem e constroem seus próprios telefones.

Benefícios dos telefones modulares

Quando os clientes constroem os seus próprios telefones, eles só selecionam os recursos que eles querem e não pagam por extras que não usam. Além disso, eles não precisarão comprar um novo telefone cada vez que um novo recurso tornar-se disponível, eles podem simplesmente atualizar um complemento. Outra vantagem importante de um telefone modular é que um cliente em uma área de baixa renda poderia começar com um telefone básico e acessível. Quando sua situação melhorar, ele pode atualizar seu telefone com melhores características, sem ter que comprar um novo dispositivo. Um dos objetivos do Projeto Ara é fazer com que o telefone modular seja tão amigável quanto possível. O cliente simplesmente conecta o complemento e está pronto para uso, sem nenhum conhecimento da tecnologia necessária.

Com mais e mais clientes solicitando opções de personalização para seus telefones, o telefone modular do Google pode ser a próxima grande sacada, e está pronta para revolucionar o mercado de smartphones e dar uma força para a sustentabilidade, com o aumento da vida útil do aparelho.

Tags: