Promessa de dinheiro fácil no Facebook é armadilha para golpe virtual

Novos eventos que estão sendo divulgados pelo Facebook têm a intenção de aplicar golpes em usuários da rede social.

O foco da vez é o convite para ganhar muito dinheiro somente trabalhando em casa.

O evento, chamado “Oportunidade: Google paga R$ 160 por hora para trabalhar em Casa!”,  está fazendo milhões de vítimas em todo o Brasil.

Mais de oito milhões de convites já foram espalhados através do Facebook. A pessoa é convidada ou marcada numa publicação. Muitas vezes, ela não conhece o perfil que envia o convite.

Mesmo assim, clicando para entrar na página do evento, há um link que aparenta ser confiável, de um dos serviços oferecidos pelo Google. Se o usuário cair na armadilha, vai ser redirecionado para outra página, de um site chamado Gazeta da Web, que é maliciosa.

Na verdade, o link falso presente na página do evento no Facebook nada mais é do que um hospedeiro para HTML estático. Assim, ao ser redirecionado para o site malicioso, é instalado um plugin no computador.

A partir deste momento, automaticamente são enviados vários convites nas timelines dos usuários que clicaram no link. A ideia é formar uma espécie de corrente, parecidas com aquelas propagandas via e-mail de spam.

Para evitar ser mais uma vítima do golpe, o ideal é sempre desconfiar destas promoções e oportunidades muito boas. Nunca clique em links enviados por pessoas que não conhece e se for enviado por um amigo, confirme se ele realmente enviou.

Mantenha o PSafe Antivirus instalado e tenha sempre uma postura de segurança digital.

Tags: