Promoção Uber Plus de R$300 é verdade?

Boato de uma suposta promoção Uber Plus tem enganado milhares. Mais de 84 mil detecções do golpe já foram feitas pelo laboratório de segurança dfndr lab.

Um esquema envolvendo mais de 200 páginas e perfis falsos utilizando indevidamente o nome do aplicativo Uber foi identificado pelo laboratório de cibersegurança dfndr lab. Para convencer as vítimas a aderirem ao golpe, criminosos ofereciam falsos cupons de desconto de R$300 que seriam parte da Promoção Uber Plus. Até o momento, os especialistas do dfndr lab já detectaram 84 mil tentativas de acesso e compartilhamentos aos links envolvidos no golpe.

Leia mais: Links maliciosos foram acessados 331 vezes por minuto no 3º trimestre de 2018

Como funciona a falsa Promoção Uber Plus

Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica que os golpistas utilizaram duas abordagens diferentes nesse esquema: “detectamos 153 sites que se passavam por páginas promocionais do Uber, oferecendo vales desconto. Nessas páginas, os golpistas roubavam dados pessoais e de cartões de crédito dos usuários. Além disso, identificamos outros 86 perfis falsos se passando pela Uber nas redes sociais. Esses perfis eram usados para divulgar promoções enganosas e links maliciosos com os quais os golpistas atraíam novas vítimas”, conclui.

A promoção Uber Plus existe?

O Uber realmente criou um programa de fidelidade para clientes, em 2014, chamado UberPLUS, no entanto este projeto só chegou a ser testado em algumas cidades dos Estados Unidos. Um ano depois, o UberPLUS tornou-se o UberSELECT, atualmente disponível no Brasil. O fato de os criminosos usarem o nome de um serviço real dá mais credibilidade ao golpe, reforça Simoni: “Esse é um comportamento já conhecido pelo nosso time. Sempre que uma promoção real é lançada, os cibercriminosos se aproveitam e lançam uma promoção falsa. Eles usam desse método para convencer mais vítimas”.

Veja imagens das páginas falsas identificadas pelo dfndr lab:


Como identificar uma página falsa e se proteger

Os especialistas do dfndr lab indicam alguns cuidados e dicas que ajudam na hora de identificar e se livrar de golpes virtuais:
– Desconfie sempre de links recebidos através de aplicativos de mensagem e de redes sociais, especialmente se vierem de pessoas desconhecidas;
– Verifique a url (endereço do link) antes de clicar. Pessoas mal-intencionadas criam links que costumam trocar apenas uma letra do endereço oficial para convencer suas vítimas;
– Se uma promoção vem de um site que não seja o oficial, visite o site oficial para checar a informação;
– Utilize sempre um antivírus que possua a função Bloqueio de Hackers. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, alerta e protege em tempo real contra links maliciosos enviados através do WhatsApp, Messenger, SMS e navegador. Toque aqui para instalar.

Leia também: Detecção de golpes via WhatsApp é três vezes maior entre homens

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.

Tags: