Proteja o DNS do seu roteador e evite ataques de hackers

Como manter sua internet protegida? Entenda por que o DNS é importante.

Ter internet wireless em casa é uma grande comodidade. Mas sempre tem algum “espertinho” querendo usar a sua banda larga sem pagar por ela ou até mesmo algum hacker querendo invadir a sua rede. Para evitar esses contratempos, você coloca uma senha para poder acessar a rede wi-fi. Mas será que isso é suficiente?

Na verdade, não. Mesmo tendo senha, algum hacker pode acabar acessando a sua rede e comprometendo a sua segurança. Assim, você deixa expostas as suas informações pessoais, incluindo dados de contas bancárias e cartão de crédito, e pode ter problemas.

Então, como se proteger? Confira algumas dicas e entenda como a sua rede Wi-Fi pode ser “sequestrada”.

Alteração do DNS

Talvez você nunca tenha ouvido esse termo, mas o DNS é algo importante para acessar a internet. DNS é a sigla de Domain Name System, ou seja, Sistema de Nomes de Domínios. Este sistema funciona interligado ao IP, o conhecido Internet Protocol.

Cada site está hospedado num servidor e tem uma sequência de números específica, o chamado IP. Quando você digita um site na barra de URL (por exemplo: www.psafe.com), é realizada uma espécie de tradução por meio do DNS, que entende que aquele domínio está ligado a determinado IP e, assim, a página se abre normalmente. Apesar de parecer complexo, tudo isso ocorre em menos de um segundo.

Além disso, também existe um DNS do roteador do usuário. É aí que o problema pode acontecer, já que um hacker pode alterar o DNS do roteador, o chamado DNS Hijacking ou sequestro do DNS. Como resultado, ao digitar um endereço na barra de URL, o usuário é redirecionado a uma página falsa, que pode causar grandes prejuízos.

Entre os problemas que o usuário pode vir a enfrentar devido a esta situação estão a modificação e a captura de toda a navegação na rede wi-fi ou a prática de atos ilícitos por parte do hacker com o seu IP, o que significa que você terá que se justificar por estes atos perante as autoridades.

Como se proteger

Cada roteador já vem com uma senha padrão. O recomendado é que você sempre troque a senha padrão, que é considerada fraca e fácil de ser descoberta. Atente para o fato de que a senha do roteador não é a senha da rede wifi. A senha do roteador fornece acesso às configurações do roteador e é com ela que o hacker consegue alterar o DNS.

Para trocar a senha do roteador é preciso acessar o painel de administrador do aparelho. Este processo muda conforme a marca do dispositivo, mas você pode verificar diretamente no manual ou também junto à empresa. Para ampliar sua segurança digital, instale o PSafe Total Windows, antivírus que deixa seu PC mais rápido, evitando que o dispositivo fique vulnerável ao ataque de hackers.

Pronto! Você já está mais seguro e pode usar a sua rede wifi sem medo de ter o seu DNS sequestrado.

Tags: