rp_senhas-internet-seguranca_2014-06-11.jpg

Proteja-se! Conheça os principais golpes aplicados em redes sociais

Conheça os principais golpes utilizados na internet e não caia em nenhum deles. Proteja sua senha e seus arquivos.

A PSafe sempre afirma que a segurança digital é muito importante e evita a maioria dos ataques de vírus e ameaças. Mesmo assim, muita gente ainda cai no “conto do vigário” e clica em links maliciosos distribuídos através de redes sociais.

Segurança digital é algo muito importante hoje em dia, confira nossas dicas

Para evitar que você seja mais uma vítima, a PSafe reuniu os principais golpes aplicados no Facebook e Twitter. Assim, você pode se proteger e evitar colocar seus dados pessoais em risco.

 

Golpes

Existem golpes que já viraram lendários nas redes sociais. Um deles é a promessa de trocar a cor do Facebook. Muita gente caiu neste golpe no início, mas agora a maioria já sabe que não deve clicar no link. De qualquer forma, é importante saber que não é possível trocar a cor do Facebook. Existe um aplicativo para o navegador Google Chrome que permite essa mudança, mas, para evitar problemas, o melhor é deixar na cor original. A PSafe ainda lembra que existe um novo golpe que promete trocar a cor do Facebook para o preto. Novamente, é apenas um vírus.

Outro golpe muito aplicado no Facebook é o que marca amigos em vídeos falsos, divulga vídeos chocantes no perfil do usuário ou posta comentários para amigos perguntando o que a pessoa está fazendo em um certo vídeo. Ao clicar no link, é aberta uma janela pedindo para atualizar um aplicativo antes de assistir ao vídeo. Se a pessoa instala o falso aplicativo, infecta o computador com a ameaça.

Os fãs do Big Brother Brasil também precisam se cuidar! Um perfil falso do reality show distribui ameaças através do Facebook. O mesmo ocorre com datas comemorativas, como Páscoa, Natal, etc. Nestes casos, o perfil ou post falso sempre pede para que o usuário instale um aplicativo. É claro que o aplicativo é falso e o resultado é um PC infectado.

Também existe um perfil no Facebook prometendo oferecer a opção de colocar créditos no celular gratuitamente. Muita gente curtiu o perfil, mas esta é só mais uma maneira de distribuir ameaças mais facilmente e infectar vários PCs.

Um golpe que engana muita gente é o que pede para o usuário do Facebook cadastrar seu login e senha para fazer uma atualização da rede social com o objetivo de ter mais segurança. Por isso, se essa mensagem aparecer, desconfie!

Além de não poder trocar a cor no Facebook, também não é possível saber quem visualizou as suas fotos na rede social e nem colocar música no seu perfil. Não instale nenhum aplicativo que oferece essas possibilidades, porque é falso!

Já no Twitter, um golpe muito difundido é a de anúncios falsos, que oferecem receitas milagrosas para a perda de peso, a possibilidade de dar uma “espiadinha” nas câmeras do Big Brother Brasil e outras situações que costumam chamar a atenção dos usuários do microblog. Os mesmos anúncios são veiculados no Facebook.

Na rede social de Mark Zuckerberg também há golpes aplicados através do chat. Através de mensagens inbox, o usuário recebe um link que pede para executar um aplicativo Java. A extensão é falsa e serve apenas para infectar o PC do usuário.

Por fim, não acredite em nenhuma versão 2013 do Facebook! Qualquer atualização da rede social é feita publicamente e chega para todos os usuários automaticamente. Por isso, não acesse nenhum site diferenciado, que oferece melhorias na rede social.

Sabendo destes golpes e tendo o antivírus PSafe Total instalado no seu PC, a sua proteção será 100%.