DFNDR Security encontra vírus que finge ser WhatsApp para roubar dados de cartão

Malware oferece nova versão com funções inéditas do WhatsApp, gera erro no acesso da Google Play e solicita dados financeiros do usuário

Uma nova versão de malware chegou para confundir usuários de Android. Batizado de WhatsApp.CreditCardStealer, o vírus que simula o WhatsApp tenta roubar informações de cartão de crédito dos usuários por phishing, ou seja, exibindo uma tela falsa que solicita os dados do cartão de credito do usuário. O vírus foi identificado essa semana pelos time de segurança do DFNDR Security, o principal aplicativo antivírus do Brasil.

Como o malware ataca
O WhatsApp.CreditCardStealer inicia seu processo de infecção através de um e-mail que convida o usuário a instalar o “Novo WhatsApp”, com funções inéditas. Ao clicar no link malicioso e instalá-lo em seu celular, o usuário é surpreendido com uma mensagem de erro e o app falso desaparece, mas, o Whatsapp oficinal continua funcionando normalmente, fazendo com que o usuário acredite que nada tenha mudado.

A partir daí, o ícone de atalho do Google Play é desativado e uma mensagem de erro aparece toda vez que o usuário tenta acessar a loja virtual, evitando a instalação de ferramentas antivírus.

O vírus se mantém inativo por cerca de quatro horas, dificultando sua detecção por ferramentas automatizadas de análise. Após esse período, o malware passa a executar seu real comportamento malicioso, solicitando as informações do cartão de crédito da vítima, o que dá a impressão de que esses dados são necessários para liberar novamente o acesso ao serviço da Google Play.

As informações são enviadas para o servidor do hacker por meio da url: https://goglstats.co.ua/google-stats/watcher.php. Além disso, o vírus também faz o cadastro do celular em um serviço de SMS pago.

Celular protegido
Por ser um dos aplicativos mais utilizados no mundo, o WhatsApp se torna extremamente visado por hackers. Apenas este ano, o DFNDR Security já bloqueou mais de 166 mil vírus que se passam pelo WhatsApp ou que fingem adicionar funcionalidades especiais ao app oficial.

Para se proteger, mantenha seu antivírus ativo, fique atento ao excesso de solicitação de permissões e evite baixar aplicativos de fontes não oficiais, recebidos por e-mail ou via SMS.

Tags: