Puzzlephone: primeiro Android modular deve ser lançado em 2015

Conheça as opções de celulares personalizáveis

Já falamos aqui sobre o Projeto Ara, do Google, que pretende permitir a personalização do hardware de celulares com sistema operacional Android. Agora, uma startup finlandesa anuncia que pretende lançar seu primeiro aparelho modular, com opções de personalização.

O Puzzlephone, da Devices, terá um aparelho com três partes principais diferentes para você montar um celular que tem tudo o que você mais quer. O cérebro, que inclui a câmera; a coluna vertebral, com visor, auto-falantes e microfones; e o coração, com a bateria do smartphone.

O valor do aparelho, que deve ser lançado no segundo semestre de 2015, será similar ao de dispositivos médios. A empresa informa que os smartphones rodarão com uma versão Android modificada, mas, que, possivelmente também compatível com outros sistemas operacionais, como Firefox OS, Sailfish e Windows Phone.

O projeto do Google é mais ambicioso e permite levar a personalização mais a fundo. O Puzzlephone tem três partes principais, que além de facilitar a vida do usuário mais leigo, permitirá o adiamento da compra do celular novo, já que qualquer destas partes, se corrompidas, poderiam ser substituídas.

E você, prefere montar seu próximo smartphone ou escolher um modelo fechado?

Tags: