Qual o melhor assistente pessoal para Android: Cortana ou Google Now?

Qual o melhor: Cortana ou Google Now? Confira um comparativo entre os dois assistentes pessoais de Android!

O Google Now está cada vez mais se tornando um grande parceiro dos donos de aparelhos Android. Lançado em 2012, o assistente pessoal da Google foi feito para auxiliar de várias formas a rotina do usuário. Porém, agora ele não está mais sozinho: a Microsoft resolveu lançar a sua própria assistente, Cortana, para concorrer com o aplicativo nativo do Android. Mas, afinal, qual é a melhor opção: Cortana ou Google Now?

Idioma e conversação

De cara, a primeira diferença entre os dois assistentes pessoais pode ser determinante para a escolha do usuário. O Google Now é o único assistente totalmente em português e que inclui a cultura brasileira nos resultados de suas pesquisas. Segundo a Microsoft, a Cortana deve aderir ao nosso idioma somente em 2016.

Por outro lado, a Cortana realmente age como um assistente pessoal e particular: ela aprende seus hábitos virtuais e responde de maneira totalmente informal e íntima. Enquanto isso, o Google Now não consegue sair do arroz com feijão: responde de maneira direta, não trata o usuário como “ele” ou “ela” e só atende ao que for ordenado de forma imperativa.

Pesquisas

Quanto aos resultados apresentados pelos assistentes após uma pesquisa do usuário, o Google Now leva a vantagem por ser um software da Google e ter integração com todos os serviços ofertados pela empresa: Google Maps, Google Notícias, Google Weather e por aí vai.

A Cortana, por ser da Microsoft, utiliza como mecanismo padrão de pesquisa o Bing – maior rival do Google. É a partir dele que ela irá procurar informações de trânsito, tempo e notícias. Além disso, ela possui integração com Facebook, Hulu e Skype e consegue interagir e informar dados sobre seus contatos neles.

Uso no cotidiano

A função de um assistente pessoal é ajudá-lo quando você precisa, mas também certificar-se que você tem tudo mesmo quando não precisa. Partindo desse pressuposto, Cortana e Google Now tentam dar uma experiência mais realística e completa para os seus serviços.

O assistente da Google agrupa informações sobre assuntos importantes para você e exibe através dos seus “cards”. Trânsito, informações de voo e placar do seu time do coração são algumas das informações para complementar a sua experiência.

A Cortana, além de aprender sobre você e oferecer soluções para o seu cotidiano, salva todos os dados registrados em um compartimento específico, chamado “Notebook”. Por meio dele, você ainda é capaz de editar essas informações, podendo inserir, deletar ou modificá-las.

Leia também: Now, Siri e Cortana: Especial política de privacidade

E aí, já sabe qual o assistente pessoal ideal para o seu Android? Deixe sua opinião nos comentários!

Tags: