root android

Quando e como fazer o root no seu Android

Aprenda a fazer o root no seu Android

Se você é ligado em segurança, já sabe que jamais deveria fazer o root no seu celular Android. Ele destrói as barreiras originais de proteção do aparelho e abre as portas para os ataques hackers e maliciosos. Não por acaso, os muitos casos de vírus e malwares registrados em Android’s são relacionados a aparelhos que fizeram o root.

No caso do iPhone, chama-se jailbreak.

Pois bem, seja porque você trabalha com segurança ou tecnologia, seja por curiosidade, a decisão de fazor o root no Android deve ser amadurecida.

No meu caso, um aparelho Huawei de baixa gama, o momento é agora, já que a capacidade de armazenamento interna do aparelho terminou (são apenas 4 GB) e o celular começa a travar mais que burro à beira do abismo.

O meu objetivo com o root é poder assumir a gestão mais profunda do Android e apagar programas instalados por padrão no smartphone e abrir espaço para o que realmente me interessa.

Passo a passo para fazer o root no Android

No celular

Abra as ‘Configurações’ > ‘Desenvolvimento/Opções do desenvolvedor’ > habilite a opção no canto superior da tela > ‘Depuração USB’ > ok.

root tela 1root tela 2root tela 3

Conecte o aparelho ao computador.

Escolha ‘Dispositivo de mídia’.

root tela 4

No PC

Marque ‘Abra o dispositivo para exibir arquivos’.

Agora você precisa de um software para realizar o root. Sim, os apps gratuitos não fazem o root de forma profunda. Em sua maioria apenas informam penduricalhos de programação e softwares do Google que podem ser removidos, não os do fabricante, que são aqueles que a gente quer que desapareçam.

Como não penso em pagar pelo serviço, resolvi fazer a ação com auxílio de um PC. E eu que imaginei que o PC tinha morrido…

Kingo ROOT instalado > abra o programa > ele irá reconhecer o dispositivo conectado via USB.

Marque ‘OK’.

No celular

Veja a tela do seu device. E confirme a depuração USB: ‘Sempre permitir este computador’ > ‘Ok’.

O sistema operacional do Google irá reconhecer a ação de root e tentará impedi-la. Eu vou seguir em frente > ‘Recusar’.

No PC

Na tela, um alerta do Kingo Root e as permissões que serão alcançadas, mais a necessidade de utilizar um app de gestão para remover os aplicativos indesejados. Além de nova janela indicando a instalação de um software da Finger Power, eu vou aceitar > ‘Instalar’.

Faça ‘ROOT’.

Aguarde o processo.

No celular

Na tela do celular aparecerá a informação de rooting.

root tela 5

O celular será reiniciado automaticamente.

Quando for religado, já estará rooteado.

root tela 6

Como remover o que não é importante do seu Android

Quando p celular for reiniciado, outro app aparecerá na sua tela inicial: ‘KingoUser’. É a partir dele que você fará as remoções que desejar.

root tela 7root tela 8root tela 9

Para não correr o risco de apagar o que não deve e inutilizar o aparelho, caso não saiba o que o app faz, deixo-o lá. Não vai ficar sem aparelho por apagar algo errado. E lembre-se sempre, ser root é uma decisão arriscada e que pode ter consequências sobre sua privacidade, proteção e performance mobile.