Quanto tempo o brasileiro gasta com o smartphone

Veja quanto tempo o brasileiro passa no celular e quais serviços e APPs mais usa

Você já parou para pensar quanto tempo do seu dia é reservado para o uso do smartphone? Pois saiba que nós, brasileiros, estamos entre os que mais acessam o dispositivo móvel no mundo. Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2013, em parceria com Instituto Conecta e a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), mostrou que o brasileiro passa, em média, 84 minutos por dia usando um smartphone, número que supera a média global em cerca de 10 minutos e que segue crescendo.

Ainda de acordo com a pesquisa, o tempo gasto pelo brasileiro diariamente em um celular sem conexão com a internet é de 59 minutos, enquanto tablets batem a marca de 79 minutos e leitores digitais 63 minutos. Mundialmente, as médias são de 42 minutos, 71 minutos e 54 minutos, respectivamente.

Outro ponto identificado pela pesquisa Ibope/Conecta/WIN, o consumidor brasileiro está investindo mais nesse tipo de tecnologia. O estudo identificou que a entrada de smartphones no mercado brasileiro dobrou em um ano, atingindo 18% de penetração – embora, neste caso, o Brasil fique bem abaixo da média global, de 48%. Enquanto isso, tablets e e-readers aparecem com uma entrada praticamente irrisória no mercado, subindo de 1% (ambos) para 5% e 6% respectivamente.

Olhando para a telinha

Outro estudo interessante – esse feito no mundo inteiro – mostra quanto tempo do dia as pessoas passam olhando para uma tela, seja ela de smartphone, tablet, TV ou PC. Os usuários da Indonésia chegam a ficar 540 minutos por dia em frente a uma tela, o que equivale a mais de 1/3 do dia. Dessas nove horas, três são na frente do smartphone.

Já os brasileiros, que estão na quarta posição, gastam 460 minutos por dia com esses dispositivos. Desse tempo, pouco mais de duas horas e meia é gasto com smartphones. Ficando 113 minutos para TV, 146 minutos para PC e 66 minutos para tablets.

Os dados são do relatório Milward Brown AdReaction, reunidos para uma apresentação da analista Mary Meeker na Code Conference. Veja no gráfico abaixo quem passa mais tempo em cada dispositivo:

Os aplicativos mais usados

Se brasileiros ficam boa parte do tempo de um dia na frente desses aparelhos, a culpa é dos aplicativos, cada vez mais atrativos. Por aqui, os mais utilizados são o Whatsapp e o Facebook, que lideram a lista dos apps mais explorados no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com a MOBILE TIME.

Os entrevistados foram convidados a listar livremente os 10 aplicativos móveis que mais usam. O Whatsapp foi citado por 63% das pessoas, seguido pelo Facebook, com 60,5%. O terceiro colocado é o Instagram, que aparece distante, com 23,5%, seguido por YouTube (17,9%) e Gmail (14,4%). Foram computadas tanto as citações com os nomes corretos quanto as com a grafia errada: “WathsWapp”, “Wat´sApp” e afins foram computados para o Whatsapp, por exemplo, e o mesmo cuidado foi tomado com todos os demais aplicativos.

Confira a lista completa:

1) Whatsapp – 63%

2) Facebook – 60,5%

3) Instagram – 23,5%

4) Youtube – 17,9%

5) Gmail – 14,4%

6) Twitter – 13,3%

7) Skype – 10,3%

8) Google Maps – 10,9%

9) Banco do Brasil – 10,1%

10) Pou – 9,8%

11) Facebook Messenger – 8,4%

12) Viber – 7,7%

13) Google – 7,3%

14) Google Play – 7,2%

15) Waze – 6%

16) Itaú – 5,5%

17) Avast – 5%

18) Candy Crush – 4,6%

19) Bradesco – 4,3%

20) Foursquare – 3,5%

Tags: