Que antivírus escolher? Saiba o que você deve levar em conta na hora de escolher o seu.

Selecionamos uma série de dicas para você saber qual é o antivírus certo para você no mercado.

Um dos primeiros passos para qualquer usuário que tem um computador novo é procurar um software antivírus. Deixar o equipamento desprotegido é abrir brechas para ter a privacidade invadida além de sofrer prejuízos financeiros.

Em um artigo do Top Ten Reviews, "O que faz com que um computador fique vulnerável a Vírus," Alina Bradford enumera três fontes principais da vulnerabilidade de um computador, a primeira é a internet: "a internet une a milhões de computadores e permite que os dados se movimentem rapidamente através de milhares de quilômetros. É o transportador perfeito para um vírus e o canal contaminador preferido dos hackers. Então, caso você utilize internet no seu computador, o computador é automaticamente vulnerável aos vírus".

Está claro que o software antivírus é o caminho a ser seguido. A dificuldade potencial é que existem muitas opções de antivírus por aí. Como encontrar o programa mais confiável? Como ter certeza de que está baixando um que realmente protege e otimiza seu computador? Estas são quatro das coisas mais básicas que deve procurar quando faz sua investigação de por um programa que possa proteger sua máquina:

Compatibilidade

Muitos programas são compatíveis só com PC ou só MAC, ou com versões especificas do Windows, assim, tenha certeza de que um determinado programa funcionará em seu computador.

Cobertura

Assegure-se de que sabe exatamente o que o programa promete fazer. Por exemplo, certos programas só bloqueiam as janelas emergentes, mas você quer a maior cobertura possível para que o computador esteja bem protegido.

Estatística

Veja se os programas mostram suas estatísticas de quantos vírus eliminaram, ou quantos pop-ups bloquearam.

Preço

Em sua pesquisa, provavelmente vai encontrar muitos programas que são um pouco caros. Geralmente lhe oferecerão uma versão gratuita que é muito mais limitada em suas capacidades, e então lhe mostrarão várias melhoras com mais funções e um alto valor a pagar para isso. Mas não pense que pagar muito dinheiro por um programa garante a melhor proteção.

É por razões como estas que PSafe Total é um produto de software antivírus que se destaca no mercado. Em primeiro lugar, PSafe Total é completamente programa gratuito. Diferente da grande maioria de antivírus disponíveis. Além de proteger sua navegação com uma sólida base de vírus catalogados e atualizados diretamente na nuvem, o PSafe Total conta com o motor de proteção Bitdefender, apontado na maioria dos testes como o melhor do mercado, sem contar as opções que otimizam o seu computador limpando arquivos inúteis da sua memória, acelerando seu computador e liberando espaço do disco.